Enunciações docentes sobre a brincadeira na educação infantil: concepções e interações

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644433777

Mots-clés :

Educação, Educação Infantil, Formação Continuada.

Résumé

No contexto da Educação Infantil (EI), este artigo focaliza a temática da brincadeira na interface com a formação continuada docente. Partindo de uma pesquisa que buscou compreender as enunciações sobre a brincadeira nos processos formativos em uma instituição de EI, perspectiva-se explorar os sentidos produzidos a partir das concepções sobre o brincar e identificar as interações enunciadas no que se refere às situações de brincadeira. Integrando uma pesquisa ampliada sobre as iniciativas de formação continuada, este estudo, que tematizou o brincar, foi realizado em uma perspectiva qualitativa com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos. Em uma abordagem exploratória, acompanharam-se encontros formativos em um Centro Municipal de Educação Infantil, com procedimentos de observações das atividades de formação continuada, entrevistas, aplicação de questionário e realização de rodas de conversa. Os resultados apontam para a importância atribuída à brincadeira no que se refere à colaboração do brincar no desenvolvimento das crianças (em especial, na aquisição de habilidades), no incentivo a aprendizagens diversas, no encaminhamento de avaliação, assim como para fomentar situações de interação e socialização. Nesse quadro, os enunciados evocam a produção de sentidos sobre as formas de efetivação das brincadeiras na EI, tanto no que concerne às atividades com orientação de um adulto, como nas ações lúdicas desenvolvidas pelas e entre as crianças, visibilizando as potencialidades da diversidade de situações brincantes que emergem no contexto educativo.

Bibliographies de l'auteur-e

Leticia Cavassana Soares, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

Pedagoga no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Campus Aracruz. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do grupo de pesquisa Formação e Atuação de Educadores - GRUFAE.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora no Departamento de Linguagens Cultura e Educação (DLCE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE). Tutora do Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes: Projeto Educação (PET EDU).

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Publié-e

2019-08-07

Comment citer

Soares, L. C., & Côco, V. (2019). Enunciações docentes sobre a brincadeira na educação infantil: concepções e interações. Educação, 44, e61/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644433777

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