A Educação Inclusiva e a Atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE): Estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470694

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação Inclusiva, IFTM, NAPNE

Resumo

Este artigo trata de um assunto bastante difundido nos dias atuais: a Educação Inclusiva. Nesta pesquisa, a atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) foi alvo de investigação científica. A pesquisa com esse núcleo aconteceu no segundo semestre de 2021, por ocasião de uma investigação mais ampla, pois se tratava de uma tese de doutorado, que abrangeu todos os servidores ligados ao processo educacional em todos os Campi do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O NAPNE está consolidado nos 9 (nove) Campi da instituição e foi sobre a sua atuação frente à Educação Inclusiva que o relato aconteceu. É uma pesquisa documental e de campo; os representantes de cada NAPNE, em cada Campus, se dispuseram a colaborar. Esta pesquisa  teve como objetivos: a) identificar o NAPNE e seu trabalho dentro do IFTM; b) conhecer as suas ações junto aos professores, alunos com necessidades específicas, com deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades/ Superlotação (AH/SD) e representativos da normalidade e a comunidade escolar como um todo. Assim, ficou evidente que as ações do NAPNE colaboram significativamente para que o processo ensino-aprendizagem dos alunos com deficiências, TGD e AH/SD seja eficiente.

Biografia do Autor

Ana Abadia dos Santos Mendonça, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba- UNIUBE (2014). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1984 e 1985). Especialização em Educação Especial com Ênfase em Educação Inclusiva e Psicomotricidade (2009 e 2010) pelo Instituto Passo 1 de Pesquisa e Lazer LTDA de Uberlândia - MG e o Fazer Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) . Atualmente é docente do curso Normal em nível médio da Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos, ministrando as disciplinas de Didática, Aspectos Psicossociais da Educação Infantil e Tecnologias Aplicadas a Educação. 

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade de Uberaba

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1976), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1983), doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1991) e estágio pós-doutoral em História da Educação na Universidade de Lisboa (2005-2006). Professor da Universidade de Uberaba (UNIUBE). 

Referências

AINSCOW, M. Speech. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION, 48., 2008, Geneva. Inclusive education: the way of the future: final report. Paris: UNESCO, 2009. p.70-73. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001829/182999e.pdf. Acesso em: 06 dez. 2018.

BRASIL. ABNT NBR 9050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 2004. Disponível em: http://acessibilidade.unb.br/images/PDF/NORMA_NBR-9050.pdf. Acesso em 01 de mai. de 2022.

BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.

BRASIL. Plano Nacional de Educação – 2011-2020. Metas e Estratégias. Ministério da Educação. 2014. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/images/pdf/notas_tecnicas_pne_2011_2020.pdf. Acesso em 03 de nov. de 2019.

BRASIL. Portaria nº 188 de 30 de setembro de 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16485-despachos-secretaria-241-vigencia-de-atos-autorizativos-institucionais&category_slug=outubro-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em 14 de jan. de 2021.

CARVALHO Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”, 5ª Edição, Porto Alegre, 2007.

CAPELLINI, V. L. M. O direito de aprender de todos e de cada um. In: MORAES, M. S. S.; MARANHE, E. A. (Org.). Introdução conceitual para a educação na diversidade e cidadania. Bauru: Ed. UNESP-SECAD-UAB, 2009. v. 2, p.65-99.

CURY, Carlos Roberto Jamil; FERREIRA, Luiz Antonio Miguel; FERREIRA, Luiz Gustavo Fabris; REZENDE, Ana Mayra Samuel da Silva. O Aluno com Deficiência e a Pandemia. Instituto Fabris Ferreira. 2020. Disponível em: https://www.issup.net/files/2020-07/O%20aluno%20com%20defici%C3%AAncia%20na%20pandemia%20-%20I.pdf. Acesso em 27 de jan. de 2022.

IFTM – Campus do IFTM – Campus Uberaba. 2021. Disponível em: https://iftm.edu.br/uberaba/historico/. Acesso em 21 de jan. de 2021.

IFTM. Histórico do IFTM Campus Ituiutaba. 2021. Disponível em: https://iftm.edu.br/ituiutaba/historico/ Acesso em 20 de jan. de 2021.

IFTM. Resolução nº 184 de 06 de dezembro de 2021. Disponível em: https://iftm.edu.br/napne/documentos/download/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20n%C2%BA%20184-2021%20-%20Rev%20Regulamento%20do%20NAPNE.pdf. Acesso em 25 de jan. de 2022.

IFTM. Resolução nº 55/2017. Regulamento do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – NAPNE/IFTM. 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Ana%20Abadia/Downloads/decretos_resolu%C3%A7%C3%A3o%20n%C2%BA%2020-2019%20-%20certifica%C3%A7%C3%A3o%20terminalidade%20espec%C3%ADfica_256220%20(1).pdf. Acesso em 01 de fev. de 2021.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: o que é, por que, como fazer. São Paulo, Summus, 2015.

MATTOS, Edna Antonia de. Deficiente Mental: Integração/Inclusão/Exclusão. Videtur – 13, Espanha, 2002. p. 03-20.

MENDONÇA, Ana Abadia dos Santos. Políticas Públicas de Educação Inclusiva no IFTM: análise das condições de implementação nos Campi (2020 - 2021). Tese de doutorado. 2022. Universidade de Uberaba. Programa de Pós-Graduação em Educação.

ONU. Conferência Mundial sobre Educação para Todos. 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em 23/05/2019.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: o paradigma do século 21. Revista Inclusão, v. 1, n. 1, p. 19-23, out. 2005.

UNESCO. 1968. A educação Especial: Relatório sobre a situação atual e tendências de investigação da Europa. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/8/Relatorio_Global_Unesco_FINAL.pdf. Acesso em 01 de mai. de 2022.

Downloads

Publicado

2024-02-17

Como Citar

Mendonça, A. A. dos S., & Gonçalves Neto, W. (2024). A Educação Inclusiva e a Atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE): Estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) . Educação, 49(1), e34/1–21. https://doi.org/10.5902/1984644470694