A Educação Inclusiva e a Atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE): Estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644470694

Mots-clés :

Aprendizagem, Educação Inclusiva, IFTM, NAPNE

Résumé

Este artigo trata de um assunto bastante difundido nos dias atuais: a Educação Inclusiva. Nesta pesquisa, a atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) foi alvo de investigação científica. A pesquisa com esse núcleo aconteceu no segundo semestre de 2021, por ocasião de uma investigação mais ampla, pois se tratava de uma tese de doutorado, que abrangeu todos os servidores ligados ao processo educacional em todos os Campi do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O NAPNE está consolidado nos 9 (nove) Campi da instituição e foi sobre a sua atuação frente à Educação Inclusiva que o relato aconteceu. É uma pesquisa documental e de campo; os representantes de cada NAPNE, em cada Campus, se dispuseram a colaborar. Esta pesquisa  teve como objetivos: a) identificar o NAPNE e seu trabalho dentro do IFTM; b) conhecer as suas ações junto aos professores, alunos com necessidades específicas, com deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades/ Superlotação (AH/SD) e representativos da normalidade e a comunidade escolar como um todo. Assim, ficou evidente que as ações do NAPNE colaboram significativamente para que o processo ensino-aprendizagem dos alunos com deficiências, TGD e AH/SD seja eficiente.

Bibliographies de l'auteur-e

ANA ABADIA MENDONÇA, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba- UNIUBE (2014). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1984 e 1985). Especialização em Educação Especial com Ênfase em Educação Inclusiva e Psicomotricidade (2009 e 2010) pelo Instituto Passo 1 de Pesquisa e Lazer LTDA de Uberlândia - MG e o Fazer Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) . Atualmente é docente do curso Normal em nível médio da Escola Estadual Professora Juvenília Ferreira dos Santos, ministrando as disciplinas de Didática, Aspectos Psicossociais da Educação Infantil e Tecnologias Aplicadas a Educação. 

Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade de Uberaba

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1976), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1983), doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1991) e estágio pós-doutoral em História da Educação na Universidade de Lisboa (2005-2006). Professor da Universidade de Uberaba (UNIUBE). 

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Publié-e

2024-02-17

Comment citer

MENDONÇA, A. A. dos S., & Gonçalves Neto, W. (2024). A Educação Inclusiva e a Atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE): Estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) . Educação, 49(1), e34/1–21. https://doi.org/10.5902/1984644470694