O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644432311

Palavras-chave:

Inovação, Educação, Inovação educacional

Resumo

Realiza uma análise acerca do conceito de inovação presente nas pesquisas educacionais. Seleciona e examina um conjunto de vinte e três artigos científicos, indexados em duas bases de dados internacionais (SciELO e Web of Science), publicados no período de 1974 a 2017. Como resultado, percebe que a inovação é entendida sob quatro perspectivas: como algo positivo a priori, como sinônimo de mudança e reforma educacional, como modificação de propostas curriculares e como alteração de práticas educacionais costumeiras em um grupo social. Conclui que o conceito de inovação detém uma ampla rede de significados que estão vinculados às diferentes concepções epistemológicas e ideológicas acerca do processo educativo.

 

Biografia do Autor

Fernando Gomes de Oliveira Tavares, USP

Mestrado Sociologia da Educação

Faculdade de Educação - USP

Referências

AGUERRONDO, Inés. La innovación educativa en América Latina: balance de cuatro décadas. Perspectivas, Genebra, v. 22, n. 83, p. 379-394, out. 1992. Disponível em: <https://goo.gl/avdZNE>. Acesso em: 09 out. 2017.

BUZATO, Marcelo El Khouri. Cultura digital e apropriação ascendente: apontamentos para uma educação 2.0. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 283-304, dez. 2010. Disponível em: <https://goo.gl/gdhdfE >. Acesso em: 30 jan. 2018.

CANÁRIO, Rui. Uma inovação apesar das reformas. In: CANÁRIO, Rui; MATOS, Filomena; TRINDADE, Rui (Org.). Escola da Ponte: um outro caminho para a Educação. São Paulo: Editora Didática Suplegraf, 2004.

CARBONELL, Jaime. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

CARRIER, Nathalie. How educational ideas catch on: the promotion of popular education innovations and the role of evidence. Educational Research, Londres, v. 59, n. 2, p. 228-240, jun. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/twwfjn>. Acesso em: 30 jan. 2018.

CHRISTENSEN, Clayton. The innovator’s dilemma. Harvard: Harper Collins Publishers, 2002.

DE ROSSI, Vera Lúcia Sabongi. Mudança com máscaras de inovação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 935-957, out. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a11.pdf>. Acesso em: 27 out. 2017.

DEBEAUVAIS, Michel. The popularity of the idea of innovation: a tentative interpretation of the texts. Prospects, Genebra, v. 4, n. 4, p. 494-502, 1974. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ113360>. Acesso em: 22 out. 2017.

DEMO, Pedro. Rupturas urgentes em educação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de janeiro, v. 18, n. 69, p. 861-872, out/dez 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v18n69/v18n69a11.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2018.

DÍAZ-BARRIGA ARCEO, Frida. Los profesores ante las innovaciones curriculares. Revista Iberoamericana de Educación Superior, Cidade do México, v. 1, n. 1, p. 37-57, 2010. Disponível em: <https://ries.universia.net/article/viewFile/32/91>. Acesso em: 01 fev. 2018.

DÍAZ-BARRIGA ARCEO, Frida. Reformas curriculares y cambio sistémico: una articulación ausente pero necesaria para la innovación. Revista Iberoamericana de Educación Superior, Cidade do México, v. 3, n. 7, p. 23-40, 2012. Disponível em: <https://ries.universia.net/article/view/80/266>. Acesso em: 01 fev. 2018.

FERNANDES, Preciosa Teixeira. Inovações curriculares: o ponto de vista de gestores de escolas do ensino básico em Portugal. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 181-210, abr. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v27n1/v27n1a09.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2018.

FULLAN, Michael. Overview of the innovative process and the user. Interchange, Ontário, v. 3, n. 2, p. 1-46, jun. 1972. Disponível em: <https://link-springer-com.ez67.periodicos.capes.gov.br/journal/10780>. Acesso em: 21 out. 2017.

FULLAN, Michael. The new meaning of educational change. New York: Teachers College Press, 1982.

GHANEM JÚNIOR, Elie George Guimarães. Inovação educacional em pequeno município – o caso Fundação Casa Grande (Nova Olinda, CE, Brasil). Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 21, n. 3, p. 123-124, set. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v28n3/a05v28n03.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2016.

GHANEM JÚNIOR, Elie George Guimarães. Inovação em escolas públicas de nível básico: o caso Redes da Maré (Rio de Janeiro, RJ). Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 425-440, jun. 2013a. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302013000200006>. Acesso em: 29 ago. 2017.

GHANEM JÚNIOR, Elie George Guimarães. Inovação em educação ambiental na cidade e na floresta: o caso Oela. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 150, p. 1004-1025, dez. 2013b. Disponível em: <http://www.producao.usp.br/handle/BDPI/44523>. Acesso em: 29 ago. 2017.

GOLDBERG, Maria Amélia Azevedo; FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Inovação educacional: um projeto controlado por avaliação e pesquisa. São Paulo: Cortez & Moraes; Fundação Carlos Chagas, 1980.

HARE, William. The concept of innovation in education. Educational Theory, Illinois, v. 28, n. 1, p. 68-74, 1978. Disponível em: <https://goo.gl/u58RTz>. Acesso em: 08 fev. 2018.

HAVELOCK, Ronald; HUBERMAN, Michael. Solving educational problem: the theory and reality of innovation in developing countries. Paris: UNESCO, 1977.

HOFMAN, Roelande; BOOM, Jan de; MEEUWISSE, Marieke, HOFMAN, Adrian . Educational innovation, quality, and effects: an exploration of innovations and their effects in secondary education. Educational Policy, Califórnia, v. 27, n. 6, p. 843-866, out. 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/0895904811429288>. Acesso em: 16 out. 2017.

HUBERMAN, Michael. Comment s’opbrent les changements en éducation: contribution à l’étude de l’innovation. Paris: UNESCO, 1973.

LEAL-SOTO, Francisco; HERNÁNDEZ, Mario Albornoz; PARADA, Maria Isabel Rojas. Liderazgo directivo y condiciones para la innovación en escuelas chilenas: el que nada hace, nada teme. Estudios pedagógicos, Valdivia, v. 42, n. 2, p. 193-205, 2016. Disponível em: <https://goo.gl/cCRsnB> Acesso em: 08 fev. 2018.

MACÍAS, Arturo Barraza. Una conceptualización comprehensiva de la innovación educativa. Innovación educativa, Cidade do México, v. 5, n. 28, p. 19-31, set./out. 2005. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=179421470003>. Acesso em: 21 out. 2017.

MACLEAN, Rupert. Innovaciones y reformas escolares en los países en desarollo de Asia. Perspectivas, Genebra, v. 22, n. 83, p. 395-408, out. 1992. Disponível em: <https://goo.gl/avdZNE >. Acesso em: 09 out. 2017.

MARCELO, Carlos. Las tecnologías para la innovación y la práctica docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 52, p. 25-47, 2013. Disponível em: . Acesso em: 05 mar. 2018.

MESSINA, Graciela. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 225-233, nov. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a10n114.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2017.

MITRULIS, Eleny. Ensaios de inovação no ensino médio. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.116, p. 217-244, jul. 2002. Disponível em: <https://goo.gl/PfwTrh>. Acesso em: 22 out. 2017.

MONTEIRO, Letícia Portieri; SMOLE, Kátia Stocco. Um caminho para atender às diferenças na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 357-371, jan./abr. 2010. Disponível em: <https://goo.gl/SzZXMx>. Acesso em: 12 mar. 2018.

MOREIRA, Adelson Fernandes. Basta implementar inovações nos sistemas educativos? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 131-145, jan./jun. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v25n1/v25n1a10.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2018.

NOGARO, Arnaldo; BATTESTIN, Claúdia. Sentido e contornos da inovação na educação. Holos, Natal, v. 2, p. 357-372, abr. 2016. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3097>. Acesso em: 16 out. 2017.

THURLER, Monica Gather. Inovar no interior da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?. Cadernos CEDES, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dez. 2003. Disponível em: <https://goo.gl/xjkems>. Acesso em: 09 out. 2017.

Downloads

Publicado

2019-02-07

Como Citar

Tavares, F. G. de O. (2019). O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação, 44, e4/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984644432311

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.