O ensino e a pesquisa em filosofia da educação: um dilema histórico e uma alternativa contemporânea

Autores/as

  • Fernanda Mota Universidade Federal do Piauí (UFPI).

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644425125

Palabras clave:

Filosofia da Educação, Ensino, Educação.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo investigar a questão relativa ao predomínio filosófico ou pedagógico no ensino da disciplina filosofia da educação e apresentar alguns aspectos de variantes propositivas de superação do referido dilema no âmbito do campo filosófico-educacional brasileiro contemporâneo. No intuito de contribuir para posteriores discussões sobre tal tema, bem como buscar novos sentidos para o ensino de Filosofia da Educação, nos amparamos em referenciais teóricos como: Albuquerque (1998; 2010), Tomazetti (2003; 2010), Valle; Kohan (2004), Tadeu e Kohan (2005), Gallo (2008), Pagni (2008; 2011; 2013), Deleuze; Guattari (2010), Deleuze (2010; 2011), dentre outros. Após a exposição do histórico dilema entre o domínio filosófico e o domínio pedagógico que permeia o ensino e a pesquisa no campo da filosofia da educação no Brasil, indicamos algumas recentes experimentações, inspiradas nos escritos de Gilles Deleuze e Michel Foucault, como uma alternativa para a superação desse problema.

Biografía del autor/a

Fernanda Mota, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Professora Adjunta de Filosofia da Educação na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

 

Publicado

2017-04-28

Cómo citar

Mota, F. (2017). O ensino e a pesquisa em filosofia da educação: um dilema histórico e uma alternativa contemporânea. Educación, 42(1), 215–226. https://doi.org/10.5902/1984644425125

Número

Sección

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