Um olhar para os vestígios da historiografia da filosofia nos documentos oficiais e na tradição formativa do professor de filosofia

Autores

  • Augusto Rodrigues Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências: Marilia, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2574-9897
  • Rodrigo Pelloso Gelamo Doutor Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - Departamento de Didática- da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciência: Marília, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1532-3243

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438990

Palavras-chave:

Ensino de filosofia na educação básica, Formação do professor de filosofia, Historiografia da filosofia.

Resumo

O objetivo deste texto é apontar para os vestígios de uma herança formativa que fornece diretrizes à disciplina de filosofia na educação básica e também modela a formação dos professores de filosofia. Essa reconstrução ampara-se, inicialmente, em dois documentos oficiais basilares à construção do Currículo do Estado de São Paulo – os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio - e nos textos de Leopoldo e Silva. A partir da leitura desses escritos, apresentar-se-ão elementos fundamentais que permitem associar as diretrizes teórico-filosóficas à tradição formativa em filosofia consolidada no curso de Filosofia, da Universidade de São Paulo. Para mostrar suas ressonâncias nas práticas de ensinar e aprender filosofia, resgatam-se os aparatos metodológicos responsáveis pela construção de um padrão técnico-acadêmico, que podem ser evidenciados, parcialmente, nos textos de Jean Maugüé (1955) e, fundamentalmente, nas práticas filosóficas de Martial Guéroult (1968 [1956]; 2007 [1957], 2015 [1970];) e Victor Goldschmidt (1970 [1953]; 2014 [1947]). Ao final, na medida em que se reconstrói a proveniência dessas práticas com a filosofia, tensionam-se suas próprias possibilidades para pensar o presente.

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Publicado

2020-09-25

Como Citar

Rodrigues, A., & Gelamo, R. P. (2020). Um olhar para os vestígios da historiografia da filosofia nos documentos oficiais e na tradição formativa do professor de filosofia. Educação, 45(1), e90/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644438990