O ensino e a pesquisa em filosofia da educação: um dilema histórico e uma alternativa contemporânea

Autores

  • Fernanda Mota Universidade Federal do Piauí (UFPI).

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644425125

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, Ensino, Educação.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar a questão relativa ao predomínio filosófico ou pedagógico no ensino da disciplina filosofia da educação e apresentar alguns aspectos de variantes propositivas de superação do referido dilema no âmbito do campo filosófico-educacional brasileiro contemporâneo. No intuito de contribuir para posteriores discussões sobre tal tema, bem como buscar novos sentidos para o ensino de Filosofia da Educação, nos amparamos em referenciais teóricos como: Albuquerque (1998; 2010), Tomazetti (2003; 2010), Valle; Kohan (2004), Tadeu e Kohan (2005), Gallo (2008), Pagni (2008; 2011; 2013), Deleuze; Guattari (2010), Deleuze (2010; 2011), dentre outros. Após a exposição do histórico dilema entre o domínio filosófico e o domínio pedagógico que permeia o ensino e a pesquisa no campo da filosofia da educação no Brasil, indicamos algumas recentes experimentações, inspiradas nos escritos de Gilles Deleuze e Michel Foucault, como uma alternativa para a superação desse problema.

Biografia do Autor

Fernanda Mota, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Professora Adjunta de Filosofia da Educação na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

 

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Publicado

2017-04-28

Como Citar

Mota, F. (2017). O ensino e a pesquisa em filosofia da educação: um dilema histórico e uma alternativa contemporânea. Educação, 42(1), 215–226. https://doi.org/10.5902/1984644425125

Edição

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