<b>Cultura escrita: aprender a ler e escrever na escola</b>

Autores

  • Doris Pires Vargas Bolzan Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul
  • Eliane Aparecida Galvão dos Santos Professora do Centro Universitário Franciscano-UNIFRA, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Ana Carla Hollweg Powaczuk Professora Substituta do Departamento de Metodologia do Ensino da UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464446095

Palavras-chave:

literacy, written culture, diversified activities.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464446095

 

Este texto discute os aspectos formais da escrita e da leitura no contexto da sala de aula, destacando a importância do protagonismo dos estudantes, favorecendo sua autoria como escritores e leitores a partir da cultura escrita. Compreendemos que é indispensável que a escola tenha uma visão prospectiva em relação às aprendizagens dos estudantes, ou seja, que valorize suas poten-cialidades, levando em conta a cultura na qual estão inseridos. Colocamos em relevo o papel do alfabetizador no processo de organização do trabalho pedagógico, voltado ao ensino e à aprendizagem da lectoescrita dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, destacamos que a organização do ensino exige investimento docente em direção ao aprimoramento dos fazeres e saberes que incidem na organização do trabalho pedagógico, demarcando um longo caminho a percorrer, de modo a permitir a assunção do protagonismo pedagógico.

Palavras-chave: alfabetização; cultura escrita; atividades diversificadas.

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Publicado

2013-02-04

Como Citar

Bolzan, D. P. V., Santos, E. A. G. dos, & Powaczuk, A. C. H. (2013). <b>Cultura escrita: aprender a ler e escrever na escola</b>. Educação, 38(1), 97–110. https://doi.org/10.5902/198464446095

Edição

Seção

Dossiê: Escritas em Contextos

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