Formação pedagógica em cursos de licenciatura: um estudo de caso

Autores

  • Mardem Michael Ferreira da Silva Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal
  • Mayra Cristina da Silva Costa Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal
  • Camila Lopes Almeida Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal
  • Dienny Sthefany da Silva Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal
  • Pamela Carvalho Lobato Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal
  • Helder Canto Resende Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644423373

Palavras-chave:

Formação de professores, Formação Pedagógica, Licenciatura

Resumo

Na preparação para a docência em cursos de Licenciatura, a Formação Pedagógica é um componente primordial. No entanto, historicamente, essa formação é quase silenciada em relação à formação para a Área Disciplinar. Entendendo a importância da formação para a docência esse estudo teve como objetivo compreender as formas de organização da Formação pedagógica no curso de Ciências Biológicas do campus Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Além da análise do Projeto Pedagógico de curso e da matriz curricular, foi realizada uma investigação, por meio da aplicação de questionários aos egressos do curso. Os resultados mostraram que a formação docente não é a missão primeira do curso e que as disciplinas de formação pedagógica são insuficientes para garantir a formação sólida que o professor precisa para atuar em sala de aula. 

Biografia do Autor

Mardem Michael Ferreira da Silva, Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal

Bolsista PET Educação - UFV

Licenciando em Ciências Biológicas

Mayra Cristina da Silva Costa, Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal

Bolsista PET Educação - UFV

Licenciando em Ciências Biológicas

Camila Lopes Almeida, Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal

Bolsista PET Educação - UFV

Licenciando em Ciências Biológicas

Dienny Sthefany da Silva, Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal

Bolsista PIBID

Licenciando em Ciências Biológicas

Pamela Carvalho Lobato, Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal

Bolsista PIBID

Licenciando em Ciências Biológicas

Helder Canto Resende, Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológias - UNICERP
Mestre e Doutor em Genética e Melhoramento - UFV Viçosa

Downloads

Publicado

2016-12-15

Como Citar

Silva, M. M. F. da, Costa, M. C. da S., Almeida, C. L., Silva, D. S. da, Lobato, P. C., & Resende, H. C. (2016). Formação pedagógica em cursos de licenciatura: um estudo de caso. Educação, 41(3), 593–604. https://doi.org/10.5902/1984644423373

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.