Diálogo e experiência formativa na perspectiva da hermenêutica filosófica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644484748

Palavras-chave:

Formação, Diálogo, Hermenêutica

Resumo

Este artigo visa refletir sobre a efetividade pedagógica de uma práxis hermenêutica, tomando como referência a Hermenêutica Filosófica do filósofo alemão Hans-Georg Gadamer, no enfrentamento ao problema do enfraquecimento da ação dialógica na educação atual. A crescente incapacidade para o diálogo está levando a sociedade contemporânea a uma espécie de monólogo ou a um diálogo disfarçado que não cumpre as exigências do diálogo vivo, contribuindo para a desconstrução das interações humanas, dos valores sociais e do empobrecimento da experiência formativa dos indivíduos. Influenciada fortemente por uma tendência que privilegia a ação técnico-instrumental em detrimento da racionalidade dialógica, a educação atual tem interferido negativamente na formação das relações humanas, gerando o aumento da incapacidade para o desenvolvimento do “diálogo vivo” e da compreensão entre os indivíduos. Em confronto com essa tendência instrumentalizadora da racionalidade, contrapomos e defendemos a efetividade pedagógica de uma práxis hermenêutica que toma como princípio orientador o diálogo enquanto experiência formativa. A conclusão aponta que uma formação integral do ser humano exige, além do desenvolvimento da formação técnica, a formação para o diálogo e um exercício hermenêutico constante na educação.

Biografia do Autor

Claudio Damião Braun, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação (UPF), Mestre em História (UPF), Especialista em Tecnologias Aplicadas a Educação (ULBRA), Especialista em Gestão Educacional (UFSM), e Licenciado em Filosofia com Habilitação em História e Psicologia Geral (FAFIMC). Atualmente é Coordenador Administrativo do Museu Olívio Otto de Carazinho. 

 

Eldon Henrique Muhl, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educalção pela Unicamp . Docente do PPGEDU-UPF-RS.  

 

Referências

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

Braun, C. D., & Muhl, E. H. (2024). Diálogo e experiência formativa na perspectiva da hermenêutica filosófica. Educação, 49(1), e94/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644484748