O cuidado nas interações e na brincadeira dos bebês na creche

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644490169

Mots-clés :

Bebês, Cuidado, Profissionalidade docente

Résumé

Esse trabalho tem como foco temático a docência na Educação Infantil, de modo especial, a docência na creche. Apresenta como objetivo compreender os sentidos do cuidado no campo da Educação Infantil, de modo particular nas práticas pedagógicas com bebês e crianças pequenas. A partir da interlocução com autores do campo da Filosofia e da Psicologia, discute-se o cuidado como ética, modo de atenção das pessoas adultas/professoras a si mesmas e às crianças, escuta ética, compromisso afetivo e responsividade. Nesta perspectiva, a partir da observação de cenas do contexto de estágio, focaliza-se o movimento atencional com bebês e crianças pequenas. Nas cenas observadas, destacam-se as situações de brincadeira nas quais eles/elas brincam de cuidar de bebês/bonecas. Nesse processo, ganha relevo o cuidado como sintonia afetiva. Para além da imitação do comportamento exterior do adulto, o brincar imitativo dos momentos de cuidado revela a capacidade intersubjetiva e a ressonância da partilha de um sentir entre adultos e crianças.

Bibliographies de l'auteur-e

Daniela Oliveira Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Faculdade de Educação/ Departamento de Didática). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha Formação de Professores, Subjetividade e Linguagem. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Está como editora da Revista Contemporânea de Educação da Faculdade de Educação - UFRJ.

Catarina de Souza Moro, Universidade Federal do Paraná

Professora Associada na Universidade Federal do Paraná junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino e ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Linha de Pesquisa: Educação: Diversidade, Diferença e Desigualdade Social, é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE) na mesma Universidade. Atua como Editora Chefe da Educar em Revista (UFPR) desde abril de 2023. Anteriormente foi Editora Adjunta do mesmo periódico entre agosto de 2018 e 2023. Coordena o Projeto de Extensão Educação Infantil: saberes e políticas em debate e a Revista Virtual de Educação Infantil - REVIREI. Foi Coordenadora do Curso de Especialização (lato-sensu) em Docência na Educação Infantil. É Bacharel e Licenciada em Psicologia, Especialista em Educação Infantil, Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Entre 2015 e 2016 esteve vinculada ao Programa de Pós Doutorado no Exterior pela CAPES, sob orientação de Anna Bondioli e Donatella Savio, no Dipartimento di Studi Umanistici, da Università Degli Studi di Pavia. Atua principalmente nos seguintes temas: práticas educativas para/com a pequena infância, avaliação de contexto e políticas públicas em educação infantil.

Elena Mignosi, Université de palerme

Professora do Departamento de Ciências Psicológicas, Pedagógicas e da Educação da Universidade de Palermo, setor disciplinar científico. Docente dos seguintes cursos: Teorias, estratégias e sistemas de ensino; Pedagogia da corporeidade, no Curso de Mestrado em Formação Continuada de professores da infância.

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Publié-e

2024-04-15

Comment citer

Guimarães, D. O., Moro, C. de S., & Mignosi, E. (2024). O cuidado nas interações e na brincadeira dos bebês na creche. Educação, 50(1), e53/1–20. https://doi.org/10.5902/1984644490169