O cuidado nas interações e na brincadeira dos bebês na creche
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644490169Mots-clés :
Bebês, Cuidado, Profissionalidade docenteRésumé
Esse trabalho tem como foco temático a docência na Educação Infantil, de modo especial, a docência na creche. Apresenta como objetivo compreender os sentidos do cuidado no campo da Educação Infantil, de modo particular nas práticas pedagógicas com bebês e crianças pequenas. A partir da interlocução com autores do campo da Filosofia e da Psicologia, discute-se o cuidado como ética, modo de atenção das pessoas adultas/professoras a si mesmas e às crianças, escuta ética, compromisso afetivo e responsividade. Nesta perspectiva, a partir da observação de cenas do contexto de estágio, focaliza-se o movimento atencional com bebês e crianças pequenas. Nas cenas observadas, destacam-se as situações de brincadeira nas quais eles/elas brincam de cuidar de bebês/bonecas. Nesse processo, ganha relevo o cuidado como sintonia afetiva. Para além da imitação do comportamento exterior do adulto, o brincar imitativo dos momentos de cuidado revela a capacidade intersubjetiva e a ressonância da partilha de um sentir entre adultos e crianças.
Références
AKURI, Juliana Guimarães Marcelino; KOHLE, Erika Christina; PEREIRA, Marcelo Campos. Cuidado e educação dos bebês e crianças pequeninas: um olhar por dentro da creche. Revista de Educação Popular, 19 (3): 171–192, 2020. https://doi.org/10.14393/REP-2020-53182
BARBOSA, Maria Carmen; QUADROS, Vanessa. As aprendizagens cotidianas: os cuidados pessoais das crianças como gesto curricular. Em Aberto. 30 (100): 45-70, 2017. https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i100.3358
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
BONDIOLI, Anna. A dimensão lúdica na criança de 0 a 3 anos e na creche In: BONDIOLI, Anna; MANTOVANNI, Susanna. Manual de Educação Infantil: de 0 a 3 anos. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação/ SEF/ COEDI. Diretrizes de Política Nacional de Educação Infantil. Brasília: MEC, 1993.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação/ SEF/ COEDI. Política Nacional de Educação Infantil. Brasília: MEC, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação/ SEF/ COEDI. Por uma política de formação do profissional de Educação Infantil. Brasília: MEC, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação/ SEF/ COEDI. Subsídios para diretrizes curriculares nacionais para a Educação Básica - Diretrizes curriculares nacionais específicas para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.
CALIMAN, Luciana; CÉSAR, Janaína Mariano; KASTRUP, Virgínia. Práticas de cuidado e cultivo da atenção com crianças In: CALIMAN, Luciana e KASTRUP, Virgínia. A atenção na cognição inventiva: entre o cuidado e o controle. Porto Alegre: Fi, 2023.
FARIA, Ana Lúcia G. Educação pré-escolar e cultura: para uma Pedagogia da Educação Infantil. Campinas, SP: Editora da Unicamp; São Paulo: Cortez, 1993.
FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
GALLESE Vittorio. Sé corporei in relazione: simulazione incarnata come prospettiva in seconda persona sull’intersoggettività In: ONNIS Luigi (a cura di) Una nuova alleanza tra psicoterapia e neuroscienze. Dall’intersoggettività ai neuroni specchio. Franco Angeli, Milano, 2015a, pp. 105-130.
GALLESE Vittorio. Il corpo vivo: verso una neurofisiologia dell’intersoggettività In ONNIS Luig (a cura di). Una nuova alleanza tra psicoterapia e neuroscienze. Dall’intersoggettività ai neuroni specchio. Franco Angeli, Milano, 2015b, pp. 30-51.
GALLESE Vittorio. Io e tu. Le basi neurobiologiche della relazione. In: Fallini S. Federici D. Per un’Etica delle Relazioni Amorose, La Meridiana,Molfetta (BA), 2016, pp.75-91.
GOMES, Jessica; LIMA, Eleuza Aparecida; MORAES, Tatiana Schneider Vieira de. Os momentos de cuidado na educação de bebês e crianças pequenas: situações potenciais de aprendizagem e desenvolvimento humano. Educação Em Revista, 23 (1):197-216, 2022. https://doi.org/10.36311/2236-5192.2022
GUIMARÃES Daniela. As relações entre adultos e bebês na creche: o cuidado como ética. São Paulo: Cortez, 2011.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Lisboa: Edições 70, 1988.
LÉVINAS, Emmanuel. Ética e infinito. Lisboa: Edições 70, 1982.
LIMA, Patricia Moraes; MUNIZ, Jacira Karla Bosquetti; TEODORO, Cristina. O cuidado enquanto ética na educação infantil: uma etnografia com bebês em contexto coletivo de educação. Zero-a-Seis, 24 (46): 1358-1381, 2022. https://doi.org/10.5007/1980-4512.2022.e90451
MIGNOSI, Elena. Intersoggettività e “prospettiva in seconda persona: una nuova cornice sulle relazioni educative nei nidi d’infanzia, Studi sulla Formazione, Anno XX, n.1, Firenze University Press, 2017, pp. 201-214.
MIGNOSI, Elena. Corpo e linguaggio : le interazioni comunicative e sociali nei primi anni di vita. Bambini(1), Junior, Parma, 2023, pp. 32-37.
MONTENEGRO, Thereza. A educação moral como parte da formação para o cuidado na Educação Infantil. Orientador: Fulvia Rosemberg, 1999. Tese. (Doutorado em Psicologia - Psicologia Social). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1999.
ROCHA, Eloisa Acires Candal. A pesquisa em Educação Infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma Pedagogia. 1999. Tese (Doutorado em Educação). Campinas: UNICAMP, 1999. 291f.
SAVIO, Donatella. A brincadeira e a participação da criança: um desafio educativo e seus pontos nodais. In: BONDIOLI, Anna; SAVIO, Donatella. Participação e qualidade em educação da infância: percursos de compartilhamento reflexivo em contextos educativos. Trad. Luiz Ernani Fritoli. Curitiba: Editora da UFPR, 2013.
SAVIO, Donatella; MORO, Catarina. Brincar para Construir Mundos: perspectivas e experiências entre Itália e Brasil para a Educação Infantil. Trad. Luiz Ernani Fritoli. Curitiba: Editora da UFPR, 2023.
SILVA, Elenice de Brito Teixeira; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Vivências no espaço-tempo, rotinas culturais coletivas e rotinas de cuidado na brincadeira dos bebês. Trabalho apresentado no GT 07 - Educação de crianças de 0 a 6 anos. Anais da 40º ANPED, 2021.
STERN, Daniel. O mundo interpessoal do bebê: uma vida a partir da psicanálise e da psicologia do desenvolvimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
STERN, Daniel. O momento presente na psicoterapia e na vida cotidiana. Rio de Janeiro: Record, 2007.
STERN Daniel. Il “qualcosa in più” dell’interpretazione. Meccanismi non interpretativi in psicoanalisi In: ONNIS Luigi (a cura di), Una nuova alleanza tra psicoterapia e neuroscienze. Dall’intersoggettività ai neuroni specchio, trad.it., Franco Angeli, Milano, 2015, pp. 75-104, 1998.
STERN Daniel. Il momento presente. In psicoterapia e nella vita quotidiana, trad. it., Raffaello Cortina, Milano, 2015.
TREVARTHEN, Colwyn; AITKEN, Kenneth. Infant intersubjectivity: Research, theory, and clinical applications, Journal of Child Psychology and Psychiatry, 42, 2001, pp. 3-48.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Educação 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

