O PIBID na ótica dos licenciandos: possibilidades e limites no desenvolvimento do programa
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464448175Palavras-chave:
PIBID, Formação de Professores, Relação Universidade – Escola.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464448175
Este trabalho objetiva compreender como os licenciandos, participantes do PIBID, analisam o programa e o impacto do mesmo em seu processo formativo e nos cursos de licenciaturas. Para tanto, fez-se uso de um questionário quali-quantitavos que foi respondido pelos 88 licenciandos do programa. Os dados apresentam a contribuição do PIBID na construção de conhecimentos pedagógicos que os permitem identificar-se como professores de um coletivo que é a escola; a concepção de que a escola é um campo de atividade externo ao seu processo formativo, como limitação do programa; e a fragilidade na relação teoria – prática desenvolvida nos currículos dos cursos de licenciaturas. Conclui-se que o PIBID se instaura para proporcionar aos licenciandos a antecipação de sua relação com as situações de trabalho, consideradas tão formativas quanto àquelas ações desenvolvidas no interior dos cursos de licenciaturas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________