O PIBID na ótica dos licenciandos: possibilidades e limites no desenvolvimento do programa

Autores/as

  • Helena Maria dos Santos Felício Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Claudia Gomes Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Luciana Resende Allain Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) função profissional na instituição de origem: professora de 3º grau cidade, estado, país: Diamantina, MG, BR

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464448175

Palabras clave:

PIBID, Formação de Professores, Relação Universidade – Escola.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198464448175

 

Este trabalho objetiva compreender como os licenciandos, participantes do PIBID, analisam o programa e o impacto do mesmo em seu processo formativo e nos cursos de licenciaturas. Para tanto, fez-se uso de um questionário quali-quantitavos que foi respondido pelos 88 licenciandos do programa. Os dados apresentam a contribuição do PIBID na construção de conhecimentos pedagógicos que os permitem identificar-se como professores de um coletivo que é a escola; a concepção de que a escola é um campo de atividade externo ao seu processo formativo, como limitação do programa; e a fragilidade na relação teoria – prática desenvolvida nos currículos dos cursos de licenciaturas. Conclui-se que o PIBID se instaura para proporcionar aos licenciandos a antecipação de sua relação com as situações de trabalho, consideradas tão formativas quanto àquelas ações desenvolvidas no interior dos cursos de licenciaturas.

Biografía del autor/a

Helena Maria dos Santos Felício, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP, professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas, Coordenadora Institucional do PIBID/UNIFAL-MG.

Claudia Gomes, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Doutora em Psicologia pela PUCAMP, professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Univesidade Federal de Alfenas, Coordenadora de Gestão e de Processos Educativos do PIBID/UNIFAL-MG

Luciana Resende Allain, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) função profissional na instituição de origem: professora de 3º grau cidade, estado, país: Diamantina, MG, BR

Mestre em Educação pela UFMG, professora Assistente na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Publicado

2014-06-18

Cómo citar

Felício, H. M. dos S., Gomes, C., & Allain, L. R. (2014). O PIBID na ótica dos licenciandos: possibilidades e limites no desenvolvimento do programa. Educación, 39(2), 339–352. https://doi.org/10.5902/198464448175

Número

Sección

Artigo Demanda Contínua

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.