Vivências com a Natureza e os Limites Invisíveis: Contatos Primordiais entre Projetos Educativos no Brasil e em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644466861

Palavras-chave:

Criança, Desenvolvimento, Natureza.

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever[A1] duas experiências de vivências com a natureza: um no município do Crato, estado do Ceará, Região Nordeste do Brasil, outro em Coimbra, na província da Beira Litoral, Região do Centro, Portugal. Os projetos têm suas singularidades, mas também convergências, o que possibilita a realização do estudo. Observaram-se as crianças participantes, registrando-se as ocorrências e analisando-se o que sucede em decorrência das atividades. As análises são compostas por três dimensões: ambientes, mediadores e métodos. Os dados empíricos apontam que, mesmo que de forma diferenciada, ambas as experiências favorecem o desenvolvimento infantil em seus diversos aspectos, conforme o foco dos métodos. Enquanto nas vivências com a natureza a interação com o contexto natural esteve focada em gerar experiências que exploravam os sentidos, no Limites Invisíveis buscava-se provocar experiências de aprendizagem. Em ambas as propostas o ambiente natural parece despertar nas crianças o que está latente, que não emerge, muitas vezes, por falta deste contato primordial com ambientes naturais.

Biografia do Autor

Mônica Maria Siqueira Damasceno, Instituto Federal do Ceará- IFCE

Doutora em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento (Universidade do Vale do Taquari- Univates); Professora efetiva do Instituto Federal do Ceará- IFCE; membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (CEAMI/Univates/CNPq)

Jane Marcia Mazzarino, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos), coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (CEAMI/Univates/CNPq), professora permanente do Programa de Pós-Graduação Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates

Aida Figueiredo, Universidade de Aveiro - PT

Doutora em Psicologia -Universidade de Aveiro,Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia (DEP)-Universidade de Aveiro (UA)

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Publicado

2022-11-21

Como Citar

Damasceno, M. M. S. ., Mazzarino, J. M., & Figueiredo, A. (2022). Vivências com a Natureza e os Limites Invisíveis: Contatos Primordiais entre Projetos Educativos no Brasil e em Portugal. Educação, 47(1), e105/1–36. https://doi.org/10.5902/1984644466861

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