Avaliação da educação infantil: um subcampo social em disputa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644433550

Palavras-chave:

Avaliação, Educação infantil, Campo educacional.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a avaliação da educação infantil, com base nas perspectivas indicadas por Souza (2014): uma com ênfase nas condições de oferta e outra com foco no desempenho dos alunos. Inicialmente, são apresentados alguns conceitos que fundamentam a análise, cuja base se encontra na teoria de campo, de Pierre Bourdieu, e na tese de Agenda Globalmente Estruturada para a Educação (AGEE), de Roger Dale. Tratar sobre esses conceitos contribui para compreender a importância que a avaliação da educação passa a ter no contexto de reestruturação do Estado, bem como a preocupação da implementação de uma avaliação da primeira etapa da educação com caráter gerencialista. Posteriormente, o objetivo é apontar alguns retrocessos envolvendo a educação infantil que, de certo modo, convergem com uma das perspectivas propostas. Ao mostrar o debate sobre a avaliação dessa etapa, percebe-se que a avaliação da educação infantil é um objeto em disputa no campo educacional, mas também é um subcampo em que instrumentos, metodologias e resultados estão em disputa.

Biografia do Autor

Raquel Hissae Nagase, Universidade Estadual de Maringá, Paraná.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Amir Limana, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Professor doutor no Instituto Federal do Paraná, campus Astorga, Paraná.

Mário Luiz Neves de Azevedo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2020-05-13

Como Citar

Nagase, R. H., Limana, A., & Azevedo, M. L. N. de. (2020). Avaliação da educação infantil: um subcampo social em disputa. Educação, 45(1), e39/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984644433550

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