FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MEIO ÀS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO O ROTEIRO DE APRENDIZAGEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995071286

Palabras clave:

Gamificação, Tecnologia Educacional, Formação de Professores

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento de uma oficina de criação de roteiro de aprendizagem gamificado por professores em formação continuada da rede municipal de ensino de Alegrete. Como metodologia, utilizou-se o estudo de caso, aliado a um questionário e à observação participante de duas formadoras da plataforma Clickideia, sendo tais iniciativas instrumentos para a coleta de dados.  Ao longo da prática de criação de roteiro de aprendizagem gamificado, foi possível perceber que os professores desenvolveram autonomia na produção desses materiais e em consequência potencializaram suas práticas pedagógicas em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maura da Costa e Silva, Universidad Federal de Santa María

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – Universidade Federal de Santa Maria

Ivana Fontoura Carvalho, Universidade Federal do Pampa

Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Universidade Federal do Pampa

Citas

BACICH, Lilian. MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.

BANDEIRA, Denise. Material didático: conceito, classificação geral e aspectos da elaboração. Curso de Materiais didáticos para smartphone e tablet. Curitiba, IESDE, p. 13-33, 2009. Disponível em: <http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/24136.pdf> Acesso em: 28 jul. 2022

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2009.

Centro de Inovação para a Educação Brasileira - CIEB (2019). Nota Técnica #15. Disponível em: <https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2019/06/CIEB_NotaTecnica15_junho_-2019.pdf> Acesso em: 28 jul. 2022

COSTA, Daniel Leite et al. Revisão Bibliográfica dos Aspectos e Métodos Componentes da Gamificação na Educação. Feedback, v. 10, n. 1, p. 6, 2018. Disponível em: <http://www.sbgames.org/sbgames2018/files/papers/EducacaoFull/188367.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2022.

FARDO, M. L. A GAMIFICAÇÃO APLICADA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41629. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41629. Acesso em: 25 nov. 2022.

FISCARELLI, Rosilene Batista de Oliveira. Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, v. 2, n. 1, p. 31-39, 2007. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454> Acesso em: 28 jul. 2022

FERRARINI, Rosilei; SAHEB, Daniele; TORRES, Patricia Lupion. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/15762/11342. Acesso em: 14 nov. 2022

MARIETTO, Marcio Luiz. Observação participante e não participante: contextualização teórica e sugestão de roteiro para aplicação dos métodos. Revista Ibero Americana de Estratégia, v. 17, n. 4, p. 05-18, 2018. Disponível: https://www.redalyc.org/journal/3312/331259758002/331259758002.pdf Acesso em: 14 nov. 2022

MEDEIROS, Matheus Ferreira; MEDEIROS, Alexsandro Melo. Educação e tecnologia: explorando o universo das plataformas digitais e startups na área da educação. In: Anais do V CONEDU-Congresso nacional de educação; Pernambuco: Realize. 2018. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID836_26072018101555.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2022.

MENEZES, Cláudia Cardinale Nunes; BORTOLI, Robélius. Gamificação: surgimento e consolidação. Comunicação & Sociedade, v. 40, n. 1, p. 267-297, 2018. Disponível: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/6700/6204 Acesso em: 21 Nov 2022

Publicado

2023-05-16

Cómo citar

Silva, M. da C. e, & Carvalho, I. F. (2023). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MEIO ÀS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UTILIZANDO O ROTEIRO DE APRENDIZAGEM. ReTER, 4(1), e7/1–11. https://doi.org/10.5902/2675995071286

Número

Sección

Dossiê Temático – Jogos e Gamificação aplicados à Educação

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.