CONTINUOUS TRAINING OF TEACHERS IN THE MIDST OF ACTIVE TECHNOLOGIES AND METHODOLOGIES: AN EXPERIENCE REPORT USING THE LEARNING SCRIPT
DOI:
https://doi.org/10.5902/2675995071286Keywords:
Gamification, Educational technology, Teacher trainingAbstract
This experience report aims to disseminate the importance of continuing education for teachers in the midst of active technologies and methodologies, more specifically, gamification. As a methodology, a case study was used, combined with a questionnaire and participant observation of two trainers on the Clickideia platform, with such initiatives being instruments for data collection, focusing on the Clickideia platform and its application with teachers from the municipal network of teaching in Alegrete/RS. Throughout the practice and reflection of continuing education, we realized that teachers were able to develop autonomy in the production of gamified materials.
Downloads
References
BACICH, Lilian. MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.
BANDEIRA, Denise. Material didático: conceito, classificação geral e aspectos da elaboração. Curso de Materiais didáticos para smartphone e tablet. Curitiba, IESDE, p. 13-33, 2009. Disponível em: <http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/24136.pdf> Acesso em: 28 jul. 2022
DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2009.
Centro de Inovação para a Educação Brasileira - CIEB (2019). Nota Técnica #15. Disponível em: <https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2019/06/CIEB_NotaTecnica15_junho_-2019.pdf> Acesso em: 28 jul. 2022
COSTA, Daniel Leite et al. Revisão Bibliográfica dos Aspectos e Métodos Componentes da Gamificação na Educação. Feedback, v. 10, n. 1, p. 6, 2018. Disponível em: <http://www.sbgames.org/sbgames2018/files/papers/EducacaoFull/188367.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2022.
FARDO, M. L. A GAMIFICAÇÃO APLICADA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41629. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41629. Acesso em: 25 nov. 2022.
FISCARELLI, Rosilene Batista de Oliveira. Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, v. 2, n. 1, p. 31-39, 2007. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454> Acesso em: 28 jul. 2022
FERRARINI, Rosilei; SAHEB, Daniele; TORRES, Patricia Lupion. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/15762/11342. Acesso em: 14 nov. 2022
MARIETTO, Marcio Luiz. Observação participante e não participante: contextualização teórica e sugestão de roteiro para aplicação dos métodos. Revista Ibero Americana de Estratégia, v. 17, n. 4, p. 05-18, 2018. Disponível: https://www.redalyc.org/journal/3312/331259758002/331259758002.pdf Acesso em: 14 nov. 2022
MEDEIROS, Matheus Ferreira; MEDEIROS, Alexsandro Melo. Educação e tecnologia: explorando o universo das plataformas digitais e startups na área da educação. In: Anais do V CONEDU-Congresso nacional de educação; Pernambuco: Realize. 2018. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID836_26072018101555.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2022.
MENEZES, Cláudia Cardinale Nunes; BORTOLI, Robélius. Gamificação: surgimento e consolidação. Comunicação & Sociedade, v. 40, n. 1, p. 267-297, 2018. Disponível: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/6700/6204 Acesso em: 21 Nov 2022
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.