APLICAÇÃO DO PAJDE PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Jogos educacionais digitais, Instrumento.

Resumo

Os jogos são recursos que podem ser utilizados pelos professores em suas aulas de Matemática. Para potencializar a aprendizagem, é necessário que o professor escolha o jogo baseado em alguns critérios como: objetivos, desafios, interatividade, feedback, entre outros. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo verificar as contribuições da utilização do instrumento PAJDE (Programa de Avaliação de Jogos Digitais Educacionais) na determinação do potencial para a aprendizagem de jogos educacionais digitais. Para tanto, foi desenvolvida uma oficina com professores de Matemática, via Google Meet, e organizada em momentos síncronos e assíncronos. Inicialmente, foram investigados os conhecimentos dos participantes acerca dos critérios que utilizam para a seleção de jogos educacionais digitais. Na sequência, foram apresentados os elementos que um jogo digital apresenta e que o caracterizam como um jogo com potencial educacional. Posteriormente, apresentamos o instrumento PAJDE e solicitamos que os participantes jogassem e avaliassem o jogo “Desafios Numéricos”, utilizando esse instrumento. Os resultados da avaliação realizada apontam que os professores, em geral, não conhecem instrumentos para avaliar jogos educacionais digitais, escolhem os jogos baseados em sua intuição e nos conceitos que o mesmo apresenta. Os professores consideraram o PAJDE um instrumento adequado e de fácil utilização para determinação do potencial dos jogos educacionais digitais para a aprendizagem. Com a oficina foi possível estimular a reflexão sobre a importância da avaliação desse recurso e de ações formativas para avaliação e escolha do jogo educacional digital mais apropriado para ser utilizado no ensino de Matemática.

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Biografia do Autor

Denise Ritter, Universidade Franciscana (UFN)

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em  Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN). 

Ana Marli Bulegon, Universidade Franciscana (UFN)

Doutora em Informática na Educação pela UFRGS. Professora do Programa de Pós-graduação em  Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN). 

Referências

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Autor (2021)

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

Ritter, D., & Bulegon, A. M. (2022). APLICAÇÃO DO PAJDE PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 3(1), e2/01–12. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67966

Edição

Seção

IV Simpósio Internacional sobre Games, Gamification e Tecnologias na Educação

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