DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM SERIOUS GAME COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995071626

Palavras-chave:

Jogos de vídeo, Crianças, Educação alimentar e nutricional

Resumo

O panorama brasileiro de excesso de peso tem se revelado como um novo desafio para a saúde pública, uma vez que a sua incidência e prevalência têm aumentado de forma alarmante nos últimos trinta anos em todas as faixas etárias. A educação alimentar e nutricional é considerada um importante instrumento de promoção de hábitos alimentares saudáveis e estratégia de promoção da saúde. O objetivo do presente estudo foi construir um serious game baseado nos dez passos para uma alimentação adequada e saudável do Guia Alimentar para a População Brasileira para auxiliar a criança a construir o seu conhecimento sobre a alimentação saudável. O processo de desenvolvimento do serious game foi realizado por uma equipe multidisciplinar que delineou o escopo do jogo, pedagogicamente contextualizado e direcionado para o público de oito a onze anos, criando os personagens, os cenários e um roteiro lúdico do jogo. Após o protótipo concebido, foi realizada a avaliação da versão jogável por especialistas. O jogo foi avaliado positivamente pelos especialistas e suas reflexões foram fundamentais para a análise e refinamento da ferramenta, otimizando a sua versão final.

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Biografia do Autor

Luciana dos Santos Celia Fossari, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Ciências da Saúde e Gestão do Trabalho - Universidade do Vale do Itajaí

Tamires Miranda Pereira da Cruz, Universidade do Vale do Itajaí

Mestranda em Saúde e Gestão do Trabalho - Universidade do Vale do Itajaí

Tatiana Mezadri, Universidade do Vale do Itajaí

Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho - Universidade do Vale do Itajaí

Luciane Peter Grillo, Universidade do Vale do Itajaí

Pós-doutorado em Epidemiologia - Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

Fossari, L. dos S. C., Cruz, T. M. P. da, Mezadri, T., & Grillo, L. P. (2023). DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM SERIOUS GAME COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS EM ESCOLARES. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 4(1), e5/1–20. https://doi.org/10.5902/2675995071626

Edição

Seção

Dossiê Temático – Jogos e Gamificação aplicados à Educação