APLICAÇÃO DO PAJDE PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Palabras clave:
Avaliação, Jogos educacionais digitais, Instrumento.Resumen
Os jogos são recursos que podem ser utilizados pelos professores em suas aulas de Matemática. Para potencializar a aprendizagem, é necessário que o professor escolha o jogo baseado em alguns critérios como: objetivos, desafios, interatividade, feedback, entre outros. Nesse sentido, esse trabalho tem por objetivo verificar as contribuições da utilização do instrumento PAJDE (Programa de Avaliação de Jogos Digitais Educacionais) na determinação do potencial para a aprendizagem de jogos educacionais digitais. Para tanto, foi desenvolvida uma oficina com professores de Matemática, via Google Meet, e organizada em momentos síncronos e assíncronos. Inicialmente, foram investigados os conhecimentos dos participantes acerca dos critérios que utilizam para a seleção de jogos educacionais digitais. Na sequência, foram apresentados os elementos que um jogo digital apresenta e que o caracterizam como um jogo com potencial educacional. Posteriormente, apresentamos o instrumento PAJDE e solicitamos que os participantes jogassem e avaliassem o jogo “Desafios Numéricos”, utilizando esse instrumento. Os resultados da avaliação realizada apontam que os professores, em geral, não conhecem instrumentos para avaliar jogos educacionais digitais, escolhem os jogos baseados em sua intuição e nos conceitos que o mesmo apresenta. Os professores consideraram o PAJDE um instrumento adequado e de fácil utilização para determinação do potencial dos jogos educacionais digitais para a aprendizagem. Com a oficina foi possível estimular a reflexão sobre a importância da avaliação desse recurso e de ações formativas para avaliação e escolha do jogo educacional digital mais apropriado para ser utilizado no ensino de Matemática.
Descargas
Citas
MEDEIROS, Maxwell de Oliveira; SHIMIGUEL, Juliano. Uma Abordagem para Avaliação de Jogos Educativos: ênfase no Ensino Fundamental. In: SBIE, 23º, 2012, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: 2012, p. 1-5. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1787>. Acesso em: 24 abr. 2021.
MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
OLIVEIRA, Wilk; JOAQUIM, Sivaldo; ISOTANI, Seiji. Avaliação de Jogos Educativos: Desafios, Oportunidades e Direcionamentos de Pesquisa. In: SBGAMES, XIX, 2020, Recife. Anais eletrônicos... Recife: 2020, p. 775-778. Disponível em: <https://www.sbgames.org/proceedings2020/EducacaoShort/209344.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2021.
Autor (2021)
SANTOS, William de Souza. Um Modelo de Avaliação para Jogos Digitais Educacionais. 2018. 160f. Tese (Doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial) - Centro Universitário SENAI CIMATEC, Salvador, 2018.
SAVI, Rafael. Avaliação de jogos voltados para a disseminação do conhecimento. 2011. 238f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
SILVA-PIRES, Felipe do Espirito Santo; TRAJANO, Valéria da Silva; ARAUJO-JORGE, Tania Cremonini de. A Teoria da Aprendizagem Significativa e o jogo. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 57, e-21088, jul./set., p. 1-21, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/21088>. Acesso em: 02 mai. 2021.
TELLES, Helyom Viana; ALVES, Lynn. Ensino de História e videogame: problematizando a avaliação de jogos baseados em representações do passado. In: COUTINHO, Isa de Jesus; ALVES, Lynn. Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas, SP: Papirus, 2016, p. 125-146.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.