TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA: APLICAÇÃO DA FERRAMENTA KAHOOT! COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5902/2675995071682Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Kahoot!, Objeto de AprendizagemResumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação têm demonstrado que é possível o desenvolvimento de um novo modelo educacional que impulsiona oportunidades de atribuir atividades pedagógicas dinâmicas, via internet. Dentre essas atividades, os jogos educacionais configuram-se como um espaço de formação e informação, tornando-se uma ferramenta favorável, pois alia o aprendizado com a diversão. Com o intuito de ilustrar o uso dessas tecnologias como estímulo do engajamento dos alunos, esta pesquisa objetivou analisar a viabilidade do Kahoot! como objeto de aprendizagem discente. Quanto a metodologia, classifica-se como pesquisa básica de abordagem quali-quantitativa por meio da aplicação de um jogo do tipo Quiz e questionário que analisou a contribuição da ferramenta na sala de aula. Os resultados evidenciaram que ao trabalhar com o jogo, o interesse do aluno aumentou significativamente, possibilitou estimular a fixação do conteúdo, além da participação ativa na construção do seu próprio conhecimento e da competição saudável, promovendo um ambiente descontraído e lúdico.
Downloads
Referências
BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Tecnologias digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar: possibilidades, Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades. Acesso em: 12 mai. 2022.
BRAGA, Juliana Cristina; MENEZES, Lilian. Introdução aos Objetos de Aprendizagem. In: BRAGA, Juliana Cristina (Org.). Objetos de aprendizagem: introdução e fundamentos. Santo André: Editora da Universidade Federal do ABC, 2014, p. 19-40.
COSTA, Adriana Keiko Nishida; PAFUNDA, Rosana Akemi. Jogos educacionais sob a perspectiva de Objetos de Aprendizagem. In: BRAGA, Juliana Cristina (Org.). Objetos de Aprendizagem: introdução e fundamentos. Santo André: Editora da Universidade Federal do ABC, 2014, p. 107-124.
FONTES, Adriana da Silva et al. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS | ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2020, São Carlos. Anais eletrônicos do CIET:EnPED:2020. São Carlos: Editora da Universidade Federal de São Carlos, 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1082. Acesso em: 15 mai. 2022.
GAROFALO, Débora. Cultura Digital: o que é e quais ferramentas podem ser utilizadas. Entenda como transpor esse conceito da BNCC para a prática. Brasil, set. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12552/cultura-digital-o-que-e-e-quais-ferramentas-podem-ser-utilizadas?gclid=Cj0KCQiAzMGNBhCyARIsANpUkzMLocvmofIp_-4qzQrm0FzXhVukioIzaXZfVdMuq_HAmjRb7Ky7Bb0aAmIaEALw_wcB. Acesso em: 12 mai. 2022.
RAMOS, Marcos Coelho; CARDOSO, Kitawann Tayrone de Sousa Nunes; CARVALHO, Maria do Carmo Silva. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS | ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2020, São Carlos. Anais eletrônicos do CIET:EnPED:2020. São Carlos: Editora da Universidade Federal de São Carlos, 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1547. Acesso em: 15 mai. 2022.
TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach et al. Jogos educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 1-7, mar. 2004.
VARELA, Luís. O que é o Kahoot!? Brasil, jan. 2019. Disponível em: https://www.educatech.pt/kahoot/. Acesso em: 16 jun. 2022.
WILEY, David. Objetos de Aprendizagem Precisam da Teoria do Design Instrucional. In: ROSSET, A. (Org.). O Manual de E-Learning ASTD: Melhores Práticas, Estratégias e Estudos de Caso para um Campo Emergente. Nova York: McGraw Hill, 2002, p. 115-126.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.