ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO METACOGNITIVO NAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM COM GAMES NO ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Metacognição, Jogos digitais, Aprendizagem cognitiva

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação em processo (work in progress), que busca analisar quais habilidades e estratégias metacognitiva funcionam melhor para o estudante quando o mesmo faz uso de um jogo digital em seu aprendizado. Com uma metodologia quantitativa, baseado em um estudo de caso, almejamos em uma disciplina de Anatomia Humana, ministrada nos cursos de Fisioterapia e Enfermagem, de uma faculdade privada de Ensino Superior da cidade de Maceió, Alagoas, analisar os processos metacognitivos de conhecimento, monitoramento e controle nas atividades realizadas pelos estudantes através de jogos digitais na obtenção de novos conhecimentos. Para este estudo, faremos uso de um jogo sério on-line Web3D intitulado EducaAnatomia3D, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina; questionário on-line para obtenções das variáveis metacognitivas e, observação e registros dos resultados das aulas, com o objetivo de responder como as estratégias metacognitivas desenvolvidas pelos estudantes que fazem uso de jogos digitais são potencializadas no processo de aprendizagem. Após a coleta de dados, faremos uso do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), para análise estatística descritivas e prescritivas visando a confrontação com teorias, tendo como apoio a representação gráfica do fenômeno (análises estatísticas, distribuições de frequência, correlações, medidas de dispersão e medidas de tendência central). Como resultados, esperamos por meio de cálculos de correlações entre as variáveis envolvidas do questionário de medição da metacognição e as notas do pré e pós testes que serão realizados, para confirmar se nossa hipótese que a utilização de jogos digitais potencializa o processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdick Barbosa de Sales Junior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

UFAL - PPGE - EDUCAÇÃO

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL

UFAL - PPGE - EDUCAÇÃO

Referências

BRASIL, Pesquisa Game. PGB21: 8ª edição. Report gratuito Brasil. 2021.

BRASIL Presidência da República, Secretaria-Geral ,Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).. Brasília, DF, 2019, disponível em : http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm.

CLARK, D. B.; TANNER-SMITH, E. E.; KILLINGSWORTH, S. S. Digital Games, Design, and Learning: A Systematic Review and Meta-Analysis. Review of Educational Research, v. 86, n. 1, p. 79–122, 2016.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Flow: the psychology of optimal experience. New York: Harper & Row, 1990.

DEMBO, H. M. Learning To Teach Is Not Enough— Future Teachers Also Need To Learn How To Learn. Teacher Education Quarterly, v. 28, 2001.

FLAVELL, J. H. Metacognition and Cognitive Monitoring. American Psychological Association, v. 34, n. 10, p. 906–911, 1979.

FRENKEL, S. Metacognitive components in learning to learn approaches. International Journal of Psychology : a Biopsychosocial Approach, v. 14, n. December 2014, p. 95–112, 2014.

GROS, B. The impact of digital games in education. First Monday, v. 8, n. 7, jul. 2003, v. 8, n. 7, 2003.

PIETRO, A. J. (1992). A method for translation of instruments to other languages. Adults Education Quartely, v. 43, n. 1, p. 1-14, 1992. https://doi.org/10.1177%2F0741713692043001001

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; SALES JUNIOR, Valdick Barbosa . Avaliação da consciência metacognitiva de usuários de jogos digitais. In: PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. (Org.). Aprendizagem baseada em jogos digitais: teoria e prática. 1ed.Rio de Janeiro: BG Business Graphics Editora, 2021, v. 1, p. 28-47.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; CARDOSO, Alexia Naiara da Silva; ROCHA, Jaqueline Santos Alves da; SANTOS, Jessé Alves dos; OLIVEIRA, José Victor César B. de. A produção acadêmica brasileira sobre jogos digitais. INTERNET LATENT CORPUS JOURNAL, v. 11, p. 95-110, 2021.

HENDRIX, M.; BACKLUNG, P. Educational Games – Are They Worth The Effort ? Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-GAMES), n. December, p. 1–8, 2013.

HERTZOG, C.; DUNLOSKY, J. Metacognition in later adulthood: Spared monitoring can benefit older adults’ self-regulation. Current Directions in Psychological Science, v. 20, n. 3, p. 167–173, 2011.

KANTOWITZ, BARRY H. ;ROEDIGER III, HENRY L. ;ELMES, D. G. Psicologia experimental: psicologia para compreender a pesquisa em psicologia. [s.l.] Cengage Do Brasil, 2006.

KIRRIEMUIR, J.; MCFARLANE, A. Literature Review in Games and Learning. A NESTA Futurelab Research report - report 8. 2004., p. 1–40, 2004.

LIMA FILHO, R. N.; BRUNI, A. L. A influência da idade e gênero no nível metacognitivo de estudantes e profissionais empreendedores: um diagnóstico psicométrico. XXXVIII Encontro da ANPAD - EnANPAD, 38, p. 1–17, 2014.

LIMA FILHO, R. N. (2013). Empreendendo sobre o empreender e pensando sobre o pensar: um estudo sobre características empreendedoras e metacognição. 2013. 145 f. Tese (Doutorado em Administração). Escola de Administração. Universidade Federal da Bahia, Salvador.

LIMA FILHO, R. N.; & Bruni, A. L. (2015). Metacognitive Awareness Inventory: Tradução e Validação a partir de uma Análise Fatorial Confirmatória. Psicologia: ciência e profissão, v. 35, n. 4, p. 1275-1293.

MATLIN, W. M. Psicologia Cognitiva. 5a. ed. [s.l.] LTC Editora, 2004.

METCALFE, J. Metacognitive Judgments and Control of Study. Current Directions in Psychological Science- Columbia University, v. 18, n. 3, p. 159–163, 2009.

MITCHELL, A.; SAVILL-SMITH, C. The use of computer and video games for learning A review of the literature The use of computer and video games for learning. [s.l: s.n.].

MOSHMAN, D. Metacognitive Theories Revisited. Educational Psychology Review, v. 30, n. 2, p. 599–606, 2018.

OLIVEIRA, K. L. DE; BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. DOS. Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: evidências de validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 25, n. 4, p. 531–536, 2009.

PINTRICH, P. R.; WOLTERS, C. A.; BAXTER, G. P. Assessing Metacognition and Self-Regulated Learning Part of the Cognition and Perception Commons, and the Cognitive Psychology Commons. iIsues in the measurement of metacognition, v. 1, p. 44–96, 2012.

PRENSKY, M. The Games Generations: How Learners Have Changed. Computers in Entertainment, v. 1, n. 1, p. 1–26, 2001.

PRENSKY, M. Digital game-based learning. Computers in Entertainment (CIE), v. 1, n. 1, p. 21, 2003.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. D. P. B. Metodologia de Pesquisa 5a EdiçãoPorto AlegrePenso, , 2013.

SAVI, R.; ULBRICHT, V. R. Jogos Digitais Educacionais: Benefícios E Desafios. Renote, v. 6, n. 1, 2008.

SCHRAW G.; & DENNISON; R. S. Assessing Metacognitive Awareness. Contemporary Educational Psychology, v. 1, n. 4, p. 460–475, 1994.

STERNBERG, R. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed , Porto Alegre, 2008.

VAN VELZEN, J. Metacognitive learning: Advancing learning by developing general knowledge of the learning process. Metacognitive Learning: Advancing Learning by Developing General Knowledge of the Learning Process, p. 1–162, 2015.

VLACHOPOULOS, D.; MAKRI, A. The effect of games and simulations on higher education: a systematic literature review. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 14, n. 1, p. 1–33, 2017.

WOUTERS, P.; VAN OOSTENDORP, H. A meta-analytic review of the role of instructional support in game-based learning. Computers and Education, v. 60, n. 1, p. 412–425, 2013.

ZIMMERMAN, B. J. Investigating Self-Regulation and Motivation: Historical Background, Methodological Developments, and Future Prospects. American Educational Research Journal, v. 45, n. 1, p. 166–183, 2008.

Downloads

Publicado

2022-09-14

Como Citar

Sales Junior, V. B. de, & Pimentel, F. S. C. (2022). ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO METACOGNITIVO NAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM COM GAMES NO ENSINO SUPERIOR. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 3(1), e1/1–16. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/67572