Educação ambiental no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, município de Mata/RS

Autores

  • Leonise Maciel de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Cibele Rosa Gracioli Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613083326

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Aluno, Professores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo estudar sobre as práticas desenvolvidas pelos professores em relação à questão ambiental na escola municipal de ensino fundamental Tiradentes, do município de Mata,RS. Para que a pesquisa atingisse o objetivo proposto, adotou-se o método dedutivo-descritivo, sendo que os procedimentos metodológicos tiveram como base entrevista com professores, orientados por um instrumento de pesquisa, com questões abertas e fechadas. Dessa forma foi possível conhecer a opinião de sete professores acerca do trabalho desenvolvido nas aulas sobre a educação ambiental. De posse dessas informações, os dados foram tabulados e interpretados, resultando em algumas conclusões. Foi observado que há pouca preocupação dos professores em atualizar-se nas questões ambientais sendo que a educação ambiental ainda não se encontra totalmente integrada à prática pedagógica das aulas. A mesma é abordada de forma incipiente e pouco conscientizadora. Informações como estas podem servir para uma reflexão sobre as práticas desenvolvidas na escola, buscando a melhoria na qualidade do ensino.

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Referências

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Publicado

2011-07-11

Como Citar

Oliveira, L. M. de, & Gracioli, C. R. (2011). Educação ambiental no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, município de Mata/RS. Revista Monografias Ambientais, 3(3), 547–556. https://doi.org/10.5902/223613083326

Edição

Seção

ARTIGOS

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