Educação ambiental; atitudes; atividades práticas, práticas ambientais

Autores

  • Sibele Karin Fagundes
  • Luiz Ernani Bonesso de Araújo Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613083949

Palavras-chave:

Educação ambiental, Atitudes, Atividades práticas, Práticas ambientais

Resumo

Esta pesquisa buscou investigar a influência das atividades práticas em educação ambiental esua contribuição na mudança de hábitos e atitudes ecológicas nos estudantes. A amostraesteve constituída por 94 estudantes das séries finais da Escola Anita Garibaldi, situada em Igrejinha – RS. O trabalho de pesquisa foi realizado em duas etapas, sendo que na primeira foi elaborado e aplicado um questionário a fim de identificar o conhecimento prévio sobre as posturas dos estudantes sobre a temática de Educação Ambiental. Numa segunda etapa os estudantes foram ao CentroAmbiental Augusto Kampff (CAAAK) para participar de atividades prática, como a construção deum hospital e de trilha, atividades com enfoque na área ambiental. Posteriormente, aplicouse um segundo questionário para verificar se a vivência com práticas ambientais contribui ounão para que novas atitudes em relação ao meio em que vivem sejam assumidas. A análise dosdados indicou que as atividades concretas auxiliaram na aquisição de novas posturasecológicas, demonstrando que 90 amostras conseguiram o desenvolvimento de um pensamentoambiental.

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Publicado

2011-10-11

Como Citar

Fagundes, S. K., & Araújo, L. E. B. de. (2011). Educação ambiental; atitudes; atividades práticas, práticas ambientais. Revista Monografias Ambientais, 4(4), 718–729. https://doi.org/10.5902/223613083949

Edição

Seção

ARTIGOS

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