Uma proposta de atividades práticas em educação ambiental para o Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613082294Palabras clave:
Educação ambiental, Proposta de prática pedagógicaResumen
Este artigo tem como objetivo principal contribuir com o aprimoramento e atuação em educação ambiental de professores do ensino fundamental. Através da pesquisa de atividades práticas que propiciem a interação entre a dimensão afetiva, cognitiva e motora, o estudo partiu da percepção de que muitos educadores apresentam dificuldades em ter acesso à uma educação ambiental consistente, bem como de encontrar referências pertinentes com características e prática da mesma. As atividades propostas basearam-se numa análise crítica e sustentada na experimentação, onde se objetivou sensibilizar as pessoas acerca das realidades socioambientais do seu mundo. Para isso, se buscou lançar desafios e identificar alternativas de soluções. A metodologia adotada foi a exploratória qualitativa. Esta abordagem tem um caráter holístico, prospectivo e acentua a importância da percepção das relações de interdependência dos sistemas de sustentação da vida, sob uma ótica do Ambiente Total e da manutenção e elevação da qualidade da Experiência Humana. Portanto, com esta pesquisa, uma proposta de atividades práticas foi pensada e desenvolvida de modo que possibilite, de maneira prazerosa, a disseminação de uma nova consciência e de atitudes com relação ao cuidado com o planeta que se habita.
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