Uma proposta de atividades práticas em educação ambiental para o Ensino Fundamental

Autores/as

  • Maisa Cibele Pinto de Rosa Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Marcelo Barcellos da Rosa Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613082294

Palabras clave:

Educação ambiental, Proposta de prática pedagógica

Resumen

Este artigo tem como objetivo principal contribuir com o aprimoramento e atuação em educação ambiental de professores do ensino fundamental. Através da pesquisa de atividades práticas que propiciem a interação entre a dimensão afetiva, cognitiva e motora, o estudo partiu da percepção de que muitos educadores apresentam dificuldades em ter acesso à uma educação ambiental consistente, bem como de encontrar referências pertinentes com características e prática da mesma. As atividades propostas basearam-se numa análise crítica e sustentada na experimentação, onde se objetivou sensibilizar as pessoas acerca das realidades socioambientais do seu mundo. Para isso, se buscou lançar desafios e identificar alternativas de soluções. A metodologia adotada foi a exploratória qualitativa. Esta abordagem tem um caráter holístico, prospectivo e acentua a importância da percepção das relações de interdependência dos sistemas de sustentação da vida, sob uma ótica do Ambiente Total e da manutenção e elevação da qualidade da Experiência Humana. Portanto, com esta pesquisa, uma proposta de atividades práticas foi pensada e desenvolvida de modo que possibilite, de maneira prazerosa, a disseminação de uma nova consciência e de atitudes com relação ao cuidado com o planeta que se habita.

 

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Publicado

2010-11-24

Cómo citar

Rosa, M. C. P. de, & Rosa, M. B. da. (2010). Uma proposta de atividades práticas em educação ambiental para o Ensino Fundamental. Revista Monografias Ambientais, 1(1), 108–121. https://doi.org/10.5902/223613082294

Número

Sección

ARTIGOS

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