“Meio Ambiente” em Projetos Pedagógicos de duas escolas estaduais de ensino fundamental da região metropolitana de São Luís, MA

Autores

  • Marcos Eduardo Miranda Santos Universidade Federal do Maranhão, Maranhão, MA https://orcid.org/0000-0002-9752-098X
  • Efigênia Magda de Oliveira Moura Universidade Federal do Maranhão, Maranhão, MA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130834227

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Parâmetros Curriculares Nacionais, Professores

Resumo

O Projeto Pedagógico (PP) de uma escola é um conjunto de diretrizes que visam orientar a prática pedagógica em suas diversas instâncias. A abordagem dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) no texto do PP se faz necessária na medida em que os mesmos trazem orientações para a construção de uma proposta pedagógica fundamentada, que visibilize a necessidade de discussões culturais, sociais e econômicas em sala de aula. O Tema Transversal Meio Ambiente traz orientações aos educadores sobre como desenvolver atitudes sustentáveis nos educandos por meio de ações que enfoquem a questão ambiental dentro da escola. Portanto, o objetivo desse trabalho foi analisar as propostas de Educação Ambiental contidas nos Projetos Pedagógicos de duas escolas de Ensino Fundamental da rede estadual de São Luís, MA. Para isso, utilizou-se entrevistas semi- -estruturadas com professores e pesquisa documental para identificar referências ao tema Meio Ambiente nos projetos. Observou-se que no PP de ambas as escolas não há nenhuma referência à temática ambiental. É necessário que sejam feitos trabalhos de sensibilização nas escolas acerca da necessidade da construção de um projeto que esteja em consonância com os PCNs de modo a contribuir para o debate sobre a promoção da Educação Ambiental na prática pedagógica escolar.

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Biografia do Autor

Marcos Eduardo Miranda Santos, Universidade Federal do Maranhão, Maranhão, MA

Mestre em Oceanografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Ciências Ambientais e Análises Ambientais pelo Instituto Graduarte e em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Cidade Verde. Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Integrante do Laboratório de Pesca e Ecologia Aquática (LABPEA).

Efigênia Magda de Oliveira Moura, Universidade Federal do Maranhão, Maranhão, MA

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (1982) e mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM DEFESA SANITÁRIA ANIMAL pela Universidade Estadual do Maranhão (2014).

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Publicado

2019-05-28

Como Citar

Santos, M. E. M., & Moura, E. M. de O. (2019). “Meio Ambiente” em Projetos Pedagógicos de duas escolas estaduais de ensino fundamental da região metropolitana de São Luís, MA. Revista Monografias Ambientais, 17, e10. https://doi.org/10.5902/2236130834227

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS