“Meio Ambiente” em Projetos Pedagógicos de duas escolas estaduais de ensino fundamental da região metropolitana de São Luís, MA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130834227Palabras clave:
Educação Ambiental, Parâmetros Curriculares Nacionais, ProfessoresResumen
O Projeto Pedagógico (PP) de uma escola é um conjunto de diretrizes que visam orientar a prática pedagógica em suas diversas instâncias. A abordagem dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) no texto do PP se faz necessária na medida em que os mesmos trazem orientações para a construção de uma proposta pedagógica fundamentada, que visibilize a necessidade de discussões culturais, sociais e econômicas em sala de aula. O Tema Transversal Meio Ambiente traz orientações aos educadores sobre como desenvolver atitudes sustentáveis nos educandos por meio de ações que enfoquem a questão ambiental dentro da escola. Portanto, o objetivo desse trabalho foi analisar as propostas de Educação Ambiental contidas nos Projetos Pedagógicos de duas escolas de Ensino Fundamental da rede estadual de São Luís, MA. Para isso, utilizou-se entrevistas semi- -estruturadas com professores e pesquisa documental para identificar referências ao tema Meio Ambiente nos projetos. Observou-se que no PP de ambas as escolas não há nenhuma referência à temática ambiental. É necessário que sejam feitos trabalhos de sensibilização nas escolas acerca da necessidade da construção de um projeto que esteja em consonância com os PCNs de modo a contribuir para o debate sobre a promoção da Educação Ambiental na prática pedagógica escolar.
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