Avaliação da aprendizagem: uma reflexão teórica mediante as práticas encontradas numa escola capixaba
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133855358Palavras-chave:
Avaliação, aprendizagem, ensinoResumo
É reconhecidamente importante refletir acerca da avaliação da aprendizagem, visto que é parte importante dos processos de ensino e aprendizagem. Por isso tratamos acerca das práticas avaliativas ocorridas na disciplina de Língua Portuguesa numa escola estadual do Espírito Santo. A instituição foi escolhida devido a pontuação na avaliação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo ter sido acima da nota de toda a rede estadual. A interpretação dos dados obtidos foi realizada com base nos estudos de Carminatti e Borges (2012), Fidalgo (2006), Hoffman (2011) e Luckesi (2000).
Palavras-chave: avaliação; aprendizagem; ensino.
Downloads
Referências
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Santa Catarina, v. 2, n. 1, 2005, p. 68-80.
CARMINATTI, Simone Soares Haas; BORGES, Martha Kaschny. Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 52, 2012, p. 160-178.
FIDALGO, Sueli Salles. A avaliação na escola: um histórico de exclusão social-escolar ou uma proposta sociocultural para a inclusão? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, 2006, p. 19-21.
HOFFMAN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2011.
LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Revista Pátio, São Paulo, v. 3, n. 12, 2000, p. 1-15.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.