Avaliação da aprendizagem: uma reflexão teórica mediante as práticas encontradas numa escola capixaba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133855358

Palavras-chave:

Avaliação, aprendizagem, ensino

Resumo

É reconhecidamente importante refletir acerca da avaliação da aprendizagem, visto que é parte importante dos processos de ensino e aprendizagem. Por isso tratamos acerca das práticas avaliativas ocorridas na disciplina de Língua Portuguesa numa escola estadual do Espírito Santo. A instituição foi escolhida devido a pontuação na avaliação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo ter sido acima da nota de toda a rede estadual. A interpretação dos dados obtidos foi realizada com base nos estudos de Carminatti e Borges (2012), Fidalgo (2006), Hoffman (2011) e Luckesi (2000).

Palavras-chave: avaliação; aprendizagem; ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Santa Catarina, v. 2, n. 1, 2005, p. 68-80.

CARMINATTI, Simone Soares Haas; BORGES, Martha Kaschny. Perspectivas da avaliação da aprendizagem na contemporaneidade. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 52, 2012, p. 160-178.

FIDALGO, Sueli Salles. A avaliação na escola: um histórico de exclusão social-escolar ou uma proposta sociocultural para a inclusão? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, 2006, p. 19-21.

HOFFMAN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Revista Pátio, São Paulo, v. 3, n. 12, 2000, p. 1-15.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

08-01-2021

Como Citar

Pedruzzi, I., & Silveira, K. (2021). Avaliação da aprendizagem: uma reflexão teórica mediante as práticas encontradas numa escola capixaba. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e55358, p. 1–11. https://doi.org/10.5902/2318133855358

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.