Avaliação da aprendizagem do teorema de Tales na Escola do Ensino Secundário do Kuito-Bié/Angola
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133850657Palavras-chave:
Avaliação, Teorema de Tales e GeoGebraResumo
Contribuir para o desenvolvimento da atividade Matemática no decorrer da avaliação da aprendizagem do 2º teorema de Tales apoiado em recursos informáticos na unidade da Geometria é o propósito deste artigo. De forma a tornar mais claro o seu objetivo, foram elaboradas tarefas e metodologia para a aprendizagem do 2º teorema de Tales, utilizando o software GeoGebra. Tratam-se de aspectos como: avaliação de conteúdos matemáticos, o tratamento do 2.º teorema de Tales, avaliação e aprendizagem do teorema de Tales com o GeoGebra e os passos para aplicar o GeoGebra no tratamento do 2º teorema de Tales. A pesquisa enquadra-se no paradigma descritivo, seguindo uma abordagem explicativa e utilizou a metodologia de critério de expertos, com aplicação de questionários e entrevistas a 15 expertos e 300 alunos da 9ª classe de uma escola do Kuito-Bié/Angola. O resultado da pesquisa consistiu na elaboração de uma metodologia para o tratamento do 2º teorema de Tales com o uso da tecnologia, em que não se perde de vista a utilização de materiais manipuláveis, reforçados com a utilização de meios informáticos, melhorando assim o aspeto visual e desenvolvendo habilidades no trabalho com esses recursos informáticos. O emprego desta metodologia, depois da sua validação pelos expertos, levou os alunos a investigarem de forma facilitada os diferentes triângulos inscritos numa circunferência e os mesmos foram capazes não só de discriminar as características destas figuras geométricas, como também, reconhecê-las visualmente, determinando a amplitude de seus ângulos de acordo com uma classificação geométrica criada por si.
Palavras-chave: avaliação, teorema de Tales; Geogebra.
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