Avaliação da aprendizagem do teorema de Tales na Escola do Ensino Secundário do Kuito-Bié/Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133850657

Palavras-chave:

Avaliação, Teorema de Tales e GeoGebra

Resumo

Contribuir para o desenvolvimento da atividade Matemática no decorrer da avaliação da aprendizagem do 2º teorema de Tales apoiado em recursos informáticos na unidade da Geometria é o propósito deste artigo. De forma a tornar mais claro o seu objetivo, foram elaboradas tarefas e metodologia para a aprendizagem do 2º teorema de Tales, utilizando o software GeoGebra. Tratam-se de aspectos como: avaliação de conteúdos matemáticos, o tratamento do 2.º teorema de Tales, avaliação e aprendizagem do teorema de Tales com o GeoGebra e os passos para aplicar o GeoGebra no tratamento do 2º teorema de Tales. A pesquisa enquadra-se no paradigma descritivo, seguindo uma abordagem explicativa e utilizou a metodologia de critério de expertos, com aplicação de questionários e entrevistas a 15 expertos e 300 alunos da 9ª classe de uma escola do Kuito-Bié/Angola. O resultado da pesquisa consistiu na elaboração de uma metodologia para o tratamento do 2º teorema de Tales com o uso da tecnologia, em que não se perde de vista a utilização de materiais manipuláveis, reforçados com a utilização de meios informáticos, melhorando assim o aspeto visual e desenvolvendo habilidades no trabalho com esses recursos informáticos. O emprego desta metodologia, depois da sua validação pelos expertos, levou os alunos a investigarem de forma facilitada os diferentes triângulos inscritos numa circunferência e os mesmos foram capazes não só de discriminar as características destas figuras geométricas, como também, reconhecê-las visualmente, determinando a amplitude de seus ângulos de acordo com uma classificação geométrica criada por si.

Palavras-chave: avaliação, teorema de Tales; Geogebra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benjamim Ecolelo, Escola Superior Pedagógica do Bié

Prof. Auxiliar na escola superior pedagógica do Bié. Doutoramento em avaliação da Educação no ie. Universidade de Lisboa,  mestrado em Ensino das Ciência especialidade Matemática ISCED Huíla, Licenciado em Matemática na UAN Angola.

Pedro Chimbinda Avelino

Pedro Chimbinda Avelino é professor no Departamento de ciências exatas da Escola Superior Pedagógica do

Referências

ALMENARA, Julio Cabero; OSUNA, JULIO Barroso. La utilización del juicio de experto para la evaluación de TIC: El coeficiente de competência experta. Bordo - Revista de Pedagogía, Madrid, v. 65, n. 2, 2013, p. 25-38.

CASTILLO ARREDONDO, Santiago; CABRERIZO DIAGO, Jesús. Evaluación de programas de intervención socioeducativa: agentes y âmbito. Madrid: Pearson Educación, 2005.

BOGIOVANNI, Vincenzo. O teorema de Tales: uma ligação entre o geométrico e o numérico. REVMAT - Revista eletrónica de Matemática, Florianópolis, v. 2, n. 5, 2007, p. 94-106.

DIAS, Diana. Psicologia da aprendizagem: paradigmas, motivação e dificuldade. Lisboa: Sílabo, 2018.

DUVAL, Raymond. Semiosis e pensamento humano. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

ECOLELO, Benjamim; CHICAPA, Carvalho Nunes. A utilização do GeoGebra no tratamento metodológico do Teorema de Tales. Revista Órbita Pedagógica, Huambo, v. 3, 2018, p. 1-11.

FERREIRA, Carlos Alberto. A avaliação no quotidiano da sala de aulas. Porto: Porto, 2007.

LEITE, Rubervan da Silva. Formação de professores de Matemática e tecnologia digital: um estudo sobre o teorema de Tales. São Paulo: PUCSP, 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

NCTM. Princípio para a ação: assegurar a todos o sucesso em Matemática. Lisboa: APM, 2014.

SANTOS, Elvira L; Santos, Leonor. O papel do GeoGebra nas prática de regulação do ensino da área do paralelogramo. Quadrante, Lisboa, v. 28, n. 1, 2019, p. 6-26.

SILVA, Marcos dos Santos. O uso do teorema Rouché-Capelli na resolução de sistemas lineares. Dissertação (mestrado em Matemática). Campina Grande: UFCG, 2019. 90f. Universidade Federal de Campina Grande.

ZABALA, Antoni. Prática educativa. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

21-05-2021

Como Citar

Ecolelo, B., & Avelino, P. C. (2021). Avaliação da aprendizagem do teorema de Tales na Escola do Ensino Secundário do Kuito-Bié/Angola. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e50657, p. 1–19. https://doi.org/10.5902/2318133850657