Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: instrumentos recorrentes e seus usos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133884824

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Instrumentos de Avaliação, Organização do Trabalho Pedagógico

Resumo

As práticas avaliativas são essenciais para a compreensão da organização do trabalho pedagógico. Neste artigo, objetivamos apresentar os instrumentos de avaliação mais recorrentemente utilizados pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de uma cidade do interior paulista, tomando sua intencionalidade e uso como parte essencial da análise de sua proximidade ou distanciamento de processos mais formativos. Para tanto, utilizou-se como ferramenta de coleta de dados o questionário aberto, aplicado de forma virtual. Os resultados apontam como instrumentos mais utilizados a observação, as atividades e a prova. As atividades e observações estiveram mais relacionadas a regulações interativas, enquanto a prova voltada à medida da aprendizagem ao fim de períodos.

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Biografia do Autor

Isabela Solovijovas Santos, UFSCar

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Educação, atuando em escolas de Educação Básica como estagiária e no desenvolvimento de projetos institucionais. Foi contemplada com uma bolsa de estudos da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) para um semestre de mobilidade acadêmica na Universidad de la República Uruguay - UdelaR (março - julho de 2023). Pesquisadora a nível de Iniciação Científica, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), intitulada "Instrumentos de avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Compreendendo seus usos", sob a orientação da Prof. Dr. Luana Costa Almeida. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Observação e Estudos Descritivos UFSCar - LOED/UFSCar. 

Luana Costa Almeida, UFSCar

É doutora em Educação na área de Ensino e Práticas Culturais pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (2014), com período de estágio na Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha, ambos com financiamento da FAPESP; mestre em Educação na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores (2008) pela Unicamp e graduada em Pedagogia (2004) pela Unicamp. Fez pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole-CEM/Cebrap, com financiamento da FAPESP (2014/2015). Atuou como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de graduação e de pós-graduação em diferentes instituições. Mãe do Gabriel desde final de 2017. Atualmente é Professora Adjunta do quadro efetivo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP); é pesquisadora colaboradora no Laboratório de Observação e Estudos Descritivos-LOED (FE/Unicamp); é editora assistente da revista Educação & Sociedade-CEDES. Os principais temas de estudo são: Organização do Trabalho Pedagógico. Relação Escola-Entorno Social. Desigualdades Educacionais. Avaliação Educacional.

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Publicado

31-10-2023

Como Citar

Santos, . I. S., & Almeida, L. C. (2023). Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: instrumentos recorrentes e seus usos. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e84824. https://doi.org/10.5902/2318133884824