Melhoria do trabalho docente e de gestão numa escola pública em Santa Catarina por meio de pesquisa de satisfação do cliente
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133853179Palavras-chave:
qualidade do serviço, práticas de gestão escolar, organização do trabalho pedagógico.Resumo
Na Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes, da rede pública do Estado de Santa Catarina, foi implantada uma prática para avaliação da qualidade dos serviços, chamada de Feedback dos professores, cuja versão atual acontece por meio de um instrumento de geração de dados elaborado por gestores e validado pela comunidade escolar, constituindo uma prática que permitiu produzir uma visão coletiva de qualidade do serviço dos professores e gestores na visão dos estudantes e professores. Neste texto apresenta-se o processo de elaboração do documento e a implantação no ano de 2019, discute-se os resultados da mesma e a forma de análise destes resultados pela gestão. Por fim, demonstra-se como uma pesquisa de qualidade dos serviços permitiu a organização escolar repensar sua prática docente e de gestão.
Palavras-chave: qualidade do serviço, práticas de gestão escolar, organização do trabalho pedagógico.
Downloads
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação institucional da escola: conceitos, contextos e práticas. Olhar de Professor, Ponto Grossa, v. 13, n. 2, 2010, p. 315-330.
COELHO, Allexandro Mori; CORSEUIL, Carlos Henrique. Diferenciais salariais no Brasil: um breve panorama. In: CORSEUIL, Carlos Henrique (ed.). Estrutura salarial: aspectos conceituais e novos resultados para o Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2002, p. 67-100.
COLAÇO, Silvania Faccin. A travessia do ser aluno para o ser professor: práticas de letramento pedagógico no Pibid. Pelotas: UFPel, 2015. 212f. tese (doutorado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas.
CROSBY, Philip Bayard. Quality is free: the art of making quality certain. Nova Iorque: New American Library, 1979.
DEMO, Pedro. Ironias da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
FELÍCIO, Fabiana de; FERNANDES, Reynaldo. O efeito da qualidade da escola sobre o desempenho escolar: uma avaliação do ensino fundamental no Estado de São Paulo. ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 33, 2005. Anais ... Natal: Anpec, 2005. Disponível em http://www.anpec.org.br/encontro2005/artigos/A05A157.pdf. Acesso em 8 jan. 2020.
FRITZEN, Maristela Pereira. O olhar da etnografia no fazer pesquisa qualitativa: algumas reflexões teórico-metodológicas. In: FRITZEN, Maristela Pereira; LUCENA, Maria Inêz Probst (orgs.) O olhar da etnografia em contextos educacionais: interpretando práticas de linguagem. Blumenau: Furb, 2012, p. 55-71.
MAJOR GERCINO. Projeto político-pedagógico da Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes. Florianópolis: SED/SC, 2019.
PARASURAMAN, Parsu; ZEITHAML, Valarie A; BERRY, Leonard L. Um modelo conceitual de qualidade de serviço e suas implicações para a pesquisa no futuro. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. 4, 2006, p. 96-108.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico. São Paulo: Cortez. 2019
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.