Melhoria do trabalho docente e de gestão numa escola pública em Santa Catarina por meio de pesquisa de satisfação do cliente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133853179

Palavras-chave:

qualidade do serviço, práticas de gestão escolar, organização do trabalho pedagógico.

Resumo

Na Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes, da rede pública do Estado de Santa Catarina, foi implantada uma prática para avaliação da qualidade dos serviços, chamada de Feedback dos professores, cuja versão atual acontece por meio de um instrumento de geração de dados elaborado por gestores e validado pela comunidade escolar, constituindo uma prática que permitiu produzir uma visão coletiva de qualidade do serviço dos professores e gestores na visão dos estudantes e professores. Neste texto apresenta-se o processo de elaboração do documento e a implantação no ano de 2019, discute-se os resultados da mesma e a forma de análise destes resultados pela gestão. Por fim, demonstra-se como uma pesquisa de qualidade dos serviços permitiu a organização escolar repensar sua prática docente e de gestão.

Palavras-chave: qualidade do serviço, práticas de gestão escolar, organização do trabalho pedagógico.

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Biografia do Autor

Flávio Booz, Secretaria de Estado da Educação – SED/SC, Santa Catarina, Brasil.

Flávio Booz, graduado em Informática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, em Pedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER, pós- graduado em Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC e em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pela Faculdades Dom Bosco. Assistente de Educação na Secretaria de Estado da Educação – SED/SC.

Rozane Fermino, Secretaria de Estado da Educação – SED/SC, Santa Catarina, Brasil.

Rozane Fermino da Silva, graduada em Letras: Português e Inglês pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras - FACEL, em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL e Pós-graduada em Metodologia do ensino de português e inglês pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI. Professora na Secretaria de Estado da Educação – SED/SC.

Camila Grimes, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Camila Grimes, graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado (2010) e mestre em Educação (2013) pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Atualmente é doutoranda em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, participa do grupo de pesquisa Linguagens, Arte e Educação e tem experiência na área de processos de ensinar e de aprender na perspectiva da teoria Histórico-Cultural. É professora efetiva de Ciências e Biologia no estado de Santa Catarina e está como assessora de direção na Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes.

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Publicado

08-01-2021

Como Citar

Booz, F., Fermino, R., & Grimes, C. (2021). Melhoria do trabalho docente e de gestão numa escola pública em Santa Catarina por meio de pesquisa de satisfação do cliente. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e53179, p. 1–15. https://doi.org/10.5902/2318133853179