Avaliação em escolas de educação profissional integrada ao ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133853505

Palavras-chave:

Práticas avaliativas, Educação profissional, Qualidade.

Resumo

Por meio texto apresenta-se resultado de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e discutir a importância da avaliação para a oferta educacional de qualidade nas escolas profissionlizantes do Ceará e sua influência nos resultados da aprendizagem. Realizou-se um estudo de natureza qualitativa, com cunho descritivo, na forma de estudo comparativo, feito por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa documental, observação in loco , aplicação de questionários e investigações semiestruturadas em dez escolas profissionais de alto e baixo rendimento, que ofertam essa modalidade de educação integrada ao ensino médio, com base em resultados de externos. O estudo confirma a essencialidade da avaliação no contexto educacional, a partir de comportamento adversos entre os dois grupos pesquisados.

Palavras-chave: práticas avaliativas; educação profissional; qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Melgaço da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Pedagogia (UFC). Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira (UFC), linha de avaliação educacional, eixo de avaliação do ensino-aprendizagem. Professor efetivo do Sistema Municipal de Ensino de Maracanaú.

Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Ceará.

Referências

CARNEIRO, Moacir Alves. O nó do ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2012.

CHAGAS, Maria Apolinário Santos; SILVA, Sebastiana Florentino; SILVA, Lucas Melgaço da. Fracasso escolar e avaliação da aprendizagem: uma relação intrínseca? In: LEITE, Raimundo Hélio et al (orgs.). Avaliação: veredas e experiências educacionais. CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6, 2015. Anais ... Fortaleza: UFC, 2015.

CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Avaliação: o desafio da melhoria da aprendizagem escolar diante da fragmentação do currículo. Educação e Reflexão, Maracanaú, v. 6, n. 11, 2016, p. 13-16. Disponível em https://www.maracanau.ce.gov.br/wp-content/uploads/download-manager-files/Revista-Educa%C3%A7%C3%A3o-e-Reflex%C3%A3o-Ano-6-Ed-11.compressed.pdf. Acesso em 5 jan. 2020.

CRESWELL, John Ward. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, 2009, p. 201-2015.

FUNDAÇÃO LEMANN et al. Excelência com equidade: os desafios dos anos finais do ensino fundamental. São Paulo: Fundação Lemann, 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2006.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2005.

LÜCK, Heloísa. Perspectivas da avaliação institucional da escola. Petrópolis: Vozes, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

PERRENOUD, Philippe. Pedagogia diferenciada: das intenções a ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 2014.

SILVA, Lucas Melgaço da; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Estrutura física da escola como determinante da qualidade da educação em escolas profissionais do Ceará: entre realidade e mito. Research, Society and Development, Itabira, v. 9, n. 7, 2020, p. 1-20. Disponível em https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4634/4033. Acesso em 25 ago. 2020.

Downloads

Publicado

08-01-2021

Como Citar

Silva, L. M. da, & Ciasca, M. I. F. L. (2021). Avaliação em escolas de educação profissional integrada ao ensino médio. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e53505, p. 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133853505