Avaliação de contexto na educação infantil: pontos de vista docentes em debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133870602

Palavras-chave:

Educação Infantil, Qualidade, Avaliação de Contexto

Resumo

Neste texto, tem-se por objetivo apresentar os significados que a avaliação de contexto assumiu numa instituição educativa, com o uso de seus resultados numa dimensão formativa. A partir da metodologia qualitativa utilizando a pesquisa - ação como método de procedimento e, enquanto geração de dados usa a técnica interativa de grupo focal. Discute que os instrumentos de avaliação são ponto de partida para negociar a qualidade e fomentar o processo formativo do contexto avaliado. Destaca que questionar as práticas pedagógicas latentes implica em assumir a formação em serviço como condição para legitimar a identidade institucional. Conclui propondo que a avaliação nessa etapa da educação básica tome parte das políticas públicas de avaliação com foco nas condições da oferta educativa.

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Biografia do Autor

Andreia do Carmo, Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação do Centro de Ciência Humanas e da Educação- FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, na linha de pesquisa "Políticas Educacionais, Ensino e Formação". Mestre em Educação pelo mesmo Programa e linha de pesquisa com a dissertação " Avaliação de Contexto na Educação Infantil: Um processo reflexivo sobre o trabalho pedagógico em uma instituição educativa na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis - SC ", defendida em julho de 2018, sob a orientação da Professora Doutora Julice Dias. É Supervisora escolar efetiva da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Foi Assessora Pedagógica do NUFPAEI - Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação da Educação Infantil, avaliação de contexto e políticas públicas em Educação Infantil. Participa como formadora e pesquisadora na elaboração de um instrumento de Avaliação de Contexto para a Educação Infantil na RMEF.

Julice Dias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, cuja tese de doutoramento "(Pré)-escola, cidade, famílias: produção de comunidades de sentido em cadeias ritualísticas de interação (1980-1999)", sob orientação da Prof.ª Dr.ª Alda Junqueira Marin, foi defendida em julho de 2009. Mestre em Educação, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), cuja dissertação foi defendida em fevereiro de 2003, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Eliana Bhering, intitulada "Um estudo sobre a interação adulto/crianças em grupos de idades mistas na educação infantil." Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994). Atualmente é professora do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Integra o Coletivo Ciranda - Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas , na mesma Universidade.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação da infância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, planejamento, currículo, aprendizagem e formação de professores. Tem vasta experiência em formação continuada de docentes universitários e professores da educação infantil e ensino fundamental. Possui também experiência ampla em assessoria pedagógica a Prefeituras no que tange à elaboração de propostas curriculares e programas de formação docente na modalidade continuada. Responde pela Direção de Ensino do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Gestão 2021-2025.

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Publicado

11-08-2022

Como Citar

Carmo, A. do, & Dias, J. (2022). Avaliação de contexto na educação infantil: pontos de vista docentes em debate. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e70602, p. 1–18. https://doi.org/10.5902/2318133870602