Context evaluation in early childhood education: teachers' points of view in debate

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133870602

Keywords:

Early Childhood Education, Quality, Context Assessment

Abstract

The article aims to present the meanings that Context Assessment assumes in an educational institution when its results are used in a formative dimension. It is based on the qualitative methodology using action research as a method of procedure and, while generating data, it uses the interactive technique of focus group. It argues that assessment instruments are a starting point for negotiating quality and fostering the training process in the assessed context. It highlights that questioning latent pedagogical practices implies assuming in-service training as a condition to legitimize institutional identity. It concludes by proposing that evaluation at this stage of Basic Education should be part of public evaluation policies focused on the conditions of educational provision.

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Author Biographies

Andreia do Carmo, Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação do Centro de Ciência Humanas e da Educação- FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, na linha de pesquisa "Políticas Educacionais, Ensino e Formação". Mestre em Educação pelo mesmo Programa e linha de pesquisa com a dissertação " Avaliação de Contexto na Educação Infantil: Um processo reflexivo sobre o trabalho pedagógico em uma instituição educativa na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis - SC ", defendida em julho de 2018, sob a orientação da Professora Doutora Julice Dias. É Supervisora escolar efetiva da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Foi Assessora Pedagógica do NUFPAEI - Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação da Educação Infantil, avaliação de contexto e políticas públicas em Educação Infantil. Participa como formadora e pesquisadora na elaboração de um instrumento de Avaliação de Contexto para a Educação Infantil na RMEF.

Julice Dias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, cuja tese de doutoramento "(Pré)-escola, cidade, famílias: produção de comunidades de sentido em cadeias ritualísticas de interação (1980-1999)", sob orientação da Prof.ª Dr.ª Alda Junqueira Marin, foi defendida em julho de 2009. Mestre em Educação, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), cuja dissertação foi defendida em fevereiro de 2003, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Eliana Bhering, intitulada "Um estudo sobre a interação adulto/crianças em grupos de idades mistas na educação infantil." Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994). Atualmente é professora do Departamento de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Integra o Coletivo Ciranda - Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas , na mesma Universidade.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação da infância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, planejamento, currículo, aprendizagem e formação de professores. Tem vasta experiência em formação continuada de docentes universitários e professores da educação infantil e ensino fundamental. Possui também experiência ampla em assessoria pedagógica a Prefeituras no que tange à elaboração de propostas curriculares e programas de formação docente na modalidade continuada. Responde pela Direção de Ensino do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Gestão 2021-2025.

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Published

2022-08-11

How to Cite

Carmo, A. do, & Dias, J. (2022). Context evaluation in early childhood education: teachers’ points of view in debate. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e70602, p. 1–18. https://doi.org/10.5902/2318133870602