O uso de textos filosóficos em sala de aula: o que os professores pensam sobre isso?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065738631

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Leitura de textos filosóficos, Experiência filosófica

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as percepções de professores de Filosofia em serviço sobre o uso de textos dos filósofos em sala de aula. O referencial teórico está relacionado à compreensão do papel da Filosofia na sociedade segundo Jaspers (1971) e a importância do uso de textos filosóficos em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa e os sujeitos são 32 professores de Filosofia da rede pública do Estado do Paraná, Brasil. Os dados foram coletados por meio de questionários e organizados e analisados por intermédio da análise de conteúdo, de onde foi possível identificar cinco categorias. Os resultados apontam que as percepções dos professores sobre o uso de textos dos filósofos em sala de aula estão relacionadas às questões sobre o ensino da Filosofia de forma reflexiva, como uma construção histórica e fundamental, para que o aluno viva uma experiência filosófica. 

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Biografia do Autor

Fábio Antonio Gabriel, Colégio Estadual Rio Branco, Santo Antônio da Platina, Paraná, Brasil.

Professor Doutor no Colégio Estadual Rio Branco, Santo Antônio da Platina, Paraná, Brasil.

Ana Lúcia Pereira, Universidade Federal de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Professora na Universidade Federal de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

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Publicado

2020-01-07

Como Citar

Gabriel, F. A., & Pereira, A. L. (2020). O uso de textos filosóficos em sala de aula: o que os professores pensam sobre isso?. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e5/ 1–12. https://doi.org/10.5902/2448065738631

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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