Filosofar com projeto de vida: por uma vida estudantil autêntica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065771437

Mots-clés :

Projeto de vida, Ensino, Filosofia, Pedagogia

Résumé

Neste artigo pretendemos investigar acerca da implementação e do lugar pedagógico do componente Projeto de Vida na grade curricular das escolas regulares paraibanas a partir do ano letivo de 2022, e principalmente, os ingredientes filosóficos os quais carregam esse componente. Faremos estreitas correlações entre o Projeto de Vida e a filosofia da Razão vital proposta pelo filósofo espanhol Ortega y Gasset. Inicialmente, nos remontamos aos aspectos gerais do componente supracitado, seus marcos legais e perspectivas. Na segunda parte, trataremos dos aspectos pedagógicos e, finalmente, pensar uma proposta para a realização deste Ensino. Para isso, contamos primariamente com a leitura de Caminhar e Construir (2020), dos autores MELLER e CAMPOS, e também da leitura de O que é filosofia? (2016b), do filósofo espanhol. Por fim, indica-se o papel fundamental do estudante quando o tema é sua própria formação. Para nossas análises, fizemos leituras analíticas e revisão bibliográfica das obras de Ortega y Gasset diretamente relacionadas à Educação em paralelo com os autores Meller e Campos e seu livro didático de Projeto de Vida: Caminhar e construir (2022), além de observações empíricas em salas de aulas na cidade de Patos-PB. Esta experiência aqui vivenciada demanda das primeiras impressões do componente Projeto de vida na grade curricular das escolas regulares paraibanas a partir de 2022. Consideramos que, resguardados os aspectos fundantes do componente, aliados aos princípios da filosofia da Razão vital, tal componente tem algo a contribuir na formação autêntica de jovens e adolescentes que frequentam nossas escolas. Contudo, se não atentarmos para esses aspectos vitais, correremos o risco de levarmos mais um penduricalho para o nosso já comprometido modelo de Ensino.

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Joabe Tavares Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor mestre pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, RN, Brasil.

Ana Paula Medeiros de Mariz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora mestre pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, RN, Brasil.

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Publié-e

2023-04-18

Comment citer

Pereira, J. T. ., & Mariz, A. P. M. de . . (2023). Filosofar com projeto de vida: por uma vida estudantil autêntica. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 9(1), e3/1–23. https://doi.org/10.5902/2448065771437

Numéro

Rubrique

Artigos – Demanda contínua

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