Uma crítica à massificação educacional no Ensino Médio a partir da Filosofia de Ortega y Gasset

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065744388

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino, Massificação, Existência, Vida.

Resumo

Neste texto buscamos analisar o fenômeno de massificação educacional que ocorre no contexto do Ensino Médio e como o ensino de filosofia pode contribuir para mitigar esse processo. Para tanto, será apresentada a noção de filosofia do pensador espanhol José Ortega y Gasset (1883-1955), especialmente centrada na leitura analítica de O que é Filosofia? e de A Rebelião das Massas, destacando sua preocupação com a adequação dos programas educativos ao esforço por superar o fenômeno da massificação. Mostra-se, assim, como a filosofia, por seu caráter específico, pode servir de instrumento contra o fenômeno de massificação da educação. Por fim, indica-se os ganhos de uma aproximação entre a filosofia orteguiana e a realidade de nossos programas educativos, especialmente aqueles que funcionam no Ensino Médio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joabe Tavares Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, RN

Mestrando na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, RN, Brasil.

Galileu Galilei Medeiros de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, RN

Professor doutor na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, RN, Brasil.

Referências

BERTI, Enrico. Convite à filosofia. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

BITTENCOURT, Renato Nunes. O advento do homem-massa. Filosofia, Ano IV, n. 52. São Paulo: Escala, 2010. p. 22-29.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

GHEDIN, Evandro. O ensino de filosofia no Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

KUJAWSKI, Gilberto. Ortega y Gasset: A aventura da razão. São Paulo: Moderna, 1994.

MARÍAS, Julian. Introdução à Rebelião das Massas. In: ORTEGA Y GASSET, José. A Rebelião das Massas. Campinas: Vide Editorial, 2016. p. 10-35.

MATOS, Junot Cornélio. Filosofando sobre o ensino de filosofia. O que nos faz pensar, [S.l.], v. 24, n. 36, p. 367-382, 2015, mar. 2015. Disponível em: http://oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/453. Acesso em: 12 ago. 2019.

OLIVEIRA, Rômulo José; CASTRO-FILHO, Cláudio Marcondes de. Ortega y Gasset: uma possível contribuição para o ensino na atualidade. Revista de Ciências Humanas, v. 17, n. 29, p. 66-87, dez. 2016. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/2207/2184. Acesso em: 12 ago. 2019.

ORTEGA Y GASSET, José. Meditação da técnica. Rio de Janeiro: Livro Ibero-Americano, 1963.

ORTEGA Y GASSET, José. Pedagogia e Anacronismo. [S.l.], [1982]. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/cadernos/futuro/pedagogia%20e%20anacronismo.pdf. Acesso em: 19 ago. 2019.

ORTEGA Y GASSET, José. Missão da Universidade. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

ORTEGA Y GASSET, José. Sobre o estudar e o estudante. In: POMBO, Olga Quatro textos excêntricos. Lisboa: Relógios D’água Editores, 2000. p. 87-103.

ORTEGA Y GASSET, José. A Rebelião das Massas. Tradução de Felipe Denardi. Campinas: Vide Editorial, 2016a.

ORTEGA Y GASSET, José. O que é filosofia? Tradução de Felipe Denardi. Campinas: Vide Editorial, 2016b.

ORTEGA Y GASSET, José. Origem e epílogo da filosofia. Campinas: Vide Editorial, 2018.

RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009. (Coleção, formação de professores).

SOUZA, Galileu Galilei Medeiros de; TEIXEIRA NETO, José. Uma proposta de filosofia para o Ensino Médio. Trilhas filosóficas: Revista Acadêmica de Filosofia, v. 5, n. 2, p. 41-56, 2012. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/trilhasfilosoficas/article/view/767. Acesso em: 15 maio 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Pereira, J. T., & Souza, G. G. M. de. (2021). Uma crítica à massificação educacional no Ensino Médio a partir da Filosofia de Ortega y Gasset. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e1 / 1–19. https://doi.org/10.5902/2448065744388

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua