Uma crítica à massificação educacional no Ensino Médio a partir da Filosofia de Ortega y Gasset
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065744388Palavras-chave:
Filosofia, Ensino, Massificação, Existência, Vida.Resumo
Neste texto buscamos analisar o fenômeno de massificação educacional que ocorre no contexto do Ensino Médio e como o ensino de filosofia pode contribuir para mitigar esse processo. Para tanto, será apresentada a noção de filosofia do pensador espanhol José Ortega y Gasset (1883-1955), especialmente centrada na leitura analítica de O que é Filosofia? e de A Rebelião das Massas, destacando sua preocupação com a adequação dos programas educativos ao esforço por superar o fenômeno da massificação. Mostra-se, assim, como a filosofia, por seu caráter específico, pode servir de instrumento contra o fenômeno de massificação da educação. Por fim, indica-se os ganhos de uma aproximação entre a filosofia orteguiana e a realidade de nossos programas educativos, especialmente aqueles que funcionam no Ensino Médio.
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