Filosofar com projeto de vida: por uma vida estudantil autêntica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065771437

Palavras-chave:

Projeto de vida, Ensino, Filosofia, Pedagogia

Resumo

Neste artigo pretendemos investigar acerca da implementação e do lugar pedagógico do componente Projeto de Vida na grade curricular das escolas regulares paraibanas a partir do ano letivo de 2022, e principalmente, os ingredientes filosóficos os quais carregam esse componente. Faremos estreitas correlações entre o Projeto de Vida e a filosofia da Razão vital proposta pelo filósofo espanhol Ortega y Gasset. Inicialmente, nos remontamos aos aspectos gerais do componente supracitado, seus marcos legais e perspectivas. Na segunda parte, trataremos dos aspectos pedagógicos e, finalmente, pensar uma proposta para a realização deste Ensino. Para isso, contamos primariamente com a leitura de Caminhar e Construir (2020), dos autores MELLER e CAMPOS, e também da leitura de O que é filosofia? (2016b), do filósofo espanhol. Por fim, indica-se o papel fundamental do estudante quando o tema é sua própria formação. Para nossas análises, fizemos leituras analíticas e revisão bibliográfica das obras de Ortega y Gasset diretamente relacionadas à Educação em paralelo com os autores Meller e Campos e seu livro didático de Projeto de Vida: Caminhar e construir (2022), além de observações empíricas em salas de aulas na cidade de Patos-PB. Esta experiência aqui vivenciada demanda das primeiras impressões do componente Projeto de vida na grade curricular das escolas regulares paraibanas a partir de 2022. Consideramos que, resguardados os aspectos fundantes do componente, aliados aos princípios da filosofia da Razão vital, tal componente tem algo a contribuir na formação autêntica de jovens e adolescentes que frequentam nossas escolas. Contudo, se não atentarmos para esses aspectos vitais, correremos o risco de levarmos mais um penduricalho para o nosso já comprometido modelo de Ensino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joabe Tavares Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor mestre pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, RN, Brasil.

Ana Paula Medeiros de Mariz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora mestre pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, RN, Brasil.

Referências

CARVALHO, José Maurício de. Introdução à filosofia da razão vital de Ortega y Gasset. Londrina: CEFIL, 2002.

BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

BRASIL – Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br. Acesso em 12 abr. 2022.

KUJAWSKI, Gilberto de Mello. Ortega y Gasset. A aventura da razão. São Paulo: Moderna, 1994.

MARÍAS, Julían. Introdução à Rebelião das massas. In: ORTEGA Y GASSET, José. A Rebelião das massas. Campinas: Vide Editorial, 2016a. p. 10-35.

MONTENEGRO, Oswaldo. Intuição. [Compositor e intérprete], LP, 1988.

MELLER, André; CAMPOS, Eduardo. Caminhar e construir: Projeto de Vida, Volume único. 1ed. São Paulo: Saraiva, 2020.

ORTEGA Y GASSET, José. Ao redor de Galileu: esquema das crises históricas. Campinas: Vide Editorial, 2022.

ORTEGA Y GASSET, José. A Rebelião das Massas. Campinas: Vide Editorial, 2016a.

ORTEGA Y GASSET, José. Lições de metafísica. Campinas: Vide Editorial, 2019a.

ORTEGA Y GASSET, José. Meditações de Quixote. Campinas: Vide Editorial, 2019b.

ORTEGA Y GASSET, José. Missão da Universidade. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

ORTEGA Y GASSET, José. O homem e os outros. Campinas, Vide Editorial, 2017).

ORTEGA Y GASSET, José. O que é filosofia? Campinas: Vide Editorial, 2016b.

ORTEGA Y GASSET, José. Pedagogia da contaminação. [S.l], [1917]. Disponível em: https://www.imw.usp.br. Acesso em: 10 abr. 2022. (Escrito inédito).

ORTEGA Y GASSET, José. Pedagogia e anacronismo. [S.l]. [1982]. Disponível em: https://www.educ.fc. Acesso em: 16 abr. 2022.

SANCHÉZ, Juan Escámez. Ortega y Gasset. Recife: Editora Massangana, 2010.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 02 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2023-04-18

Como Citar

Pereira, J. T. ., & Mariz, A. P. M. de . . (2023). Filosofar com projeto de vida: por uma vida estudantil autêntica. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 9(1), e3/1–23. https://doi.org/10.5902/2448065771437

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua