PIBID, Tecnologias e Ensino de Filosofia: a criação de uma revista online como recurso pedagógico no contexto do Ensino Remoto durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065790756

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Ensino Remoto, PIBID, Revista Online, Tecnologias Digitais

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão acerca de uma experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ocorrida entre agosto de 2021 e janeiro de 2022 na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, localizada na cidade de Santa Maria/RS. Como proposta pedagógica por parte das bolsistas da escola, foi desenvolvida a criação de uma revista online intitulada Penso, logo revisto”, que integrava a disciplina Filosofia ao contexto escolar na época, a saber, o ensino remoto vivenciado pelos estudantes no decurso dos dois primeiros anos da pandemia de COVID-19. A proposta da revista teve o sentido de pensar uma atividade alternativa que promovesse a integração entre os estudantes, a escola e a Filosofia. Nesse texto busca-se explorar aspectos importantes que relacionam os objetivos do PIBID com atividades práticas em um contexto específico, de modo a refletir sobre o período e o próprio programa. Assim, consideramos que este artigo possa inspirar docentes e futuros(as) docentes na criação e recriação de possibilidades de ensino e aprendizagem em Filosofia.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Dalla Costa Kuntzler, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Filosofia (UFSM/2024); Mestranda em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (PPF/UFSM). Email: kuntzlermaria@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/4297608708680443. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-9091-0877.

Vitória Albert Sauzem, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Filosofia (UFSM/2023); Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), orientanda da Profa. Dra. Elisete M. Tomazetti e membra do grupo de pesquisa Filosofia, Cultura e Educação (FILJEM). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES). Email: vitoriasauzem@hotmail.com Lattes: https://lattes.cnpq.br/0926725155567763. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0317-2436.

Willian Xavier Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Filosofia (UFSM/2023); Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), orientando da Profa. Dra. Elisete M. Tomazetti e membro do grupo de pesquisa Filosofia, Cultura e Educação (FILJEM). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4771212057251215 Orcid: https://orcid.org/0009-0004-5233-1175

 

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Publicado

2025-11-10

Como Citar

Kuntzler, M. E. D. C., Sauzem, V. A., & Lopes, W. X. (2025). PIBID, Tecnologias e Ensino de Filosofia: a criação de uma revista online como recurso pedagógico no contexto do Ensino Remoto durante a pandemia de COVID-19. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 11(1), e10/01–23. https://doi.org/10.5902/2448065790756