Uma análise da Lei 13.415/17: o novo Ensino Médio e o lugar da Filosofia no Currículo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065767426Palavras-chave:
Lei 13.415/17, Currículo, Reforma do Ensino Médio, Ensino de Filosofia.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para o debate acerca da contrarreforma do Ensino Médio e seus impactos sobre o currículo, sobretudo no que diz respeito à formação filosófica. Dessa forma, teve como problema a análise do lugar reservado pela Lei 13.415/17 ao ensino de filosofia, visando apontar os movimentos de produção do texto da política educacional, os interesses e sujeitos que participaram do debate. Para tanto, utilizou-se da pesquisa documental e bibliográfica por meio de levantamento realizado sobre as pesquisas acerca do tema. A pesquisa aponta que a Contrarreforma do Ensino Médio, ao não representar as demandas reais do alunado, profissionais e pesquisadores deste nível da Educação Básica e, visando o atendimento das demandas do mercado, a manutenção e reprodução da estrutura social vigente, representa um retrocesso no que diz respeito às políticas curriculares para o Ensino Médio, principalmente no tocante ao espaço reservado a filosofia, conquistado após anos de luta política de profissionais, pesquisadores e alunos, implicando na perda do direito a uma educação filosófica qualificada.
Downloads
Referências
ANPED. ANPEd e a BNCC: luta, resistência e negação. Rio de Janeiro: ANPED, 2018. Disponível em: https://anped.org.br/content/anped-e-bncc-luta-resistencia-e-negacao. Acesso em: 10 mar. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 15 mai. 2021.
BRASIL. Lei Nº 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm. Acesso em: 20 mar. 2021.
BRASIL. Projeto de Lei 6840/2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para instituir a jornada em tempo integral no ensino médio, dispor sobre a organização dos currículos do ensino médio em áreas do conhecimento e dá outras providências. Câmara dos Deputados. 2013. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=602570. Acesso em: 19 mar. 2021
BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 23 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, e dá outras providências. Brasília: Congresso Nacional. 23 set. 2016. Disponível em: https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/126992. Acesso em: 12 mai. 2021.
BRASIL. Lei 13.415/17. Altera as Leis n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a consolidação das leis do trabalho - CLT, aprovada pelo decreto- lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a política de fomento à implementação de escolas de ensino médio em tempo integral. Brasília: Senado Federal, 17 de fev. de 2017 Disponível em <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html> Acesso em: 12 de mar. 2021
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 17 mai. 2021.
BRASIL. Exposição de Motivos n 00084/2016/MEC. Ministério da Educação. 2016d. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Exm/Exm-MP-746-16.pdf Acesso em: 10 maio 2012.
BRASIL. Comissão Mista da MPV 746/2016. Parecer, nº 95 de 30 de novembro de 2016. Brasília: Senado Federal, 30 nov. 2016c. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1512505&filename=PAR+95+MPV74616+%3D%3E+MPV+746/2016. Acesso em: 19 mai. 2021.
CAETANO, M. R. Os sujeitos e a proposta educacional da base nacional comum curricular: entre o público e o privado. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 22, n.3, p. 118-136, Setembro/Dezembro 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/46916. Acesso em: 10 mai. 2021.
FRIGOTTO, G. Reforma de ensino médio do (des) governo de turno: Decreta-se uma escola para os ricos e outra para os pobres. 2016. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/reforma-deensino-medio-do-des-governo-de-turno-decreta-se-uma-escola-para-os-ricos-e-out. Acesso em: 10 jun. 2021.
LIMA, M.; MACIEL, S. L. A reforma do Ensino Médio do governo Temer: corrosão do direito à educação no contexto de crise do capital no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro RJ, v. 23, p. 1-25, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v23/1809-449X-rbedu-23-e230058.pd. Acesso em: 10 jun. 2021.
PEREIRA, C. S. M. Reforma do ensino médio - lei 13.415/2017: avanços ou retrocessos na educação? 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Agronomia, Seropédica, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8192863. Acesso em: 10 mai. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.