Mobilizar, defender e justificar: a importância e os desafios da disciplina de Filosofia na educação contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065787058Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Pensamento crítico, Formação Ética, Educação Brasileira, Práticas PedagógicasResumo
Este estudo tem como objetivo realizar uma análise crítica acerca da importância e dos desafios enfrentados na disciplina de Filosofia na educação básica brasileira. Por meio de uma revisão bibliográfica, propõe-se uma reflexão sobre como a Filosofia pode ser necessária para uma educação integral na contemporaneidade, bem como identificar alguns dos obstáculos que, historicamente, têm comprometido sua efetivação na educação básica. Buscou-se não somente enfatizar a indiscutível relevância da Filosofia na educação integral dos estudantes, mas expor estratégias para superar os desafios impostos pelo modelo neoliberal em vigência em nosso país. A postura crítica e reflexiva defendida pela disciplina deve orientar perenemente o trabalho docente, a seleção de conteúdos e a integração desses saberes aos de outros componentes em vigência na política educacional contemporânea. Mobilizar, defender e justificar a importância da presença da disciplina de Filosofia na educação básica apresenta-se como um desafio que deve ser assumido coletivamente.
Downloads
Referências
ALVES, Daniel Durante Pereira. Filosofia sem filósofos: análise de conceitos como método e conteúdo para o ensino médio. In: JÚNIOR, Lucrécio Araújo de Sá; BIELA, Jaime (org.). Filosofia no ensino médio: desafios e perspectivas. Natal: EDUFRN, 2012. p. 67-76.
AQUINO, John. A trajetória da filosofia na educação básica brasileira. Revista Docentes, v. 8, n. 21, p. 28-34, 2023.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. A ciência como forma de conhecimento. Ciências & Cognição, v. 8, n. 1, p. 1-15, 2006. Disponível em: http://cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/572. Acesso em: 12jul.2023.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Martin Claret, 2003.
BARRETO, Carla da Silva; BARAÚNA, Thiago Vita. O papel da filosofia e sua trajetória na educação brasileira. Logos & Culturas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 88-99, 2022.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes;1997.
BARROS, Rafael. Uma análise da Lei 13.415/17: o novo ensino médio e o lugar da filosofia no currículo. Revista Digital de Ensino de Filosofia-REFilo, Santa Maria, v. 7, p. e18, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/67426.Acessoem:25maio2022.
BOCALON, Paulo Cesar; SCORSOLINI-COMIN, Fabio. A importância da filosofia para pensarmos o cuidado em saúde mental. In: SCORSOLINI-COMIN, Fabio. (org). Práticas de cuidado interprofissional em saúde mental. Ribeirão Preto: Centro de Apoio Editorial da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP, 2022. p.61-74. Disponível em: http://www.eerp.usp.br/caed/ebook/8/. Acesso em: 26 jul. 2023.
BRASIL. Leiº 11.684, de 2 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm. Acesso em: 13 ago. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica (CEB) Resolução CNE/CEB n.3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 nov. 2018b, seção 1, p.21-24.
CARNEIRO, Silvio; LINDBERG, Christian. BNCC: A experiência fragmentada do saber e o ensino de Filosofia. 2018. Disponível em: https://www.anpof.org.br/comunicacoes/notas-e-comunicados/bncc-a-experiencia-fragmentada-do-saber-e-o-ensino-de-filosofia2. Acesso em: 12 jul. 2023.
CHAVES, Kleber Santos; EUGÊNIO, Benedito Gonçalves. Discursos sobre ensino de Filosofia no currículo do Ensino Médio: defesa de um problema, concepção curricular e afirmação de uma prática. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 77, p. 1107-1139, 2022. Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-596X2022000201107&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 13 ago. 2024.
ELDER, Linda. Critical thinking and emotional intelligence. Inquiry: Critical Thinking Across the Disciplines, Millbrae, v. 16, n. 2, p. 18-23,1996.
FLOR DO NASCIMENTO, Wanderson. Outras vozes no ensino de filosofia: o pensamento africano e afro-brasileiro. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, n. 18, p. 74-89, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4524. Acesso em: 13 ago. 2024.
GABRIEL, Fábio Antonio; PEREIRA, Ana Lúcia; ALVES, Maurício Silva. A aula de filosofia como criação conceitual e laboratório conceitual. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 30, n. 63, p. 1-16, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/13474. Acesso em: 25 maio 2022.
GABRIEL, Fábio Antonio; PEREIRA, Ana Lúcia; MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli. Compreensão e perspectivas de pesquisadores acerca do ensino de filosofia no ensino médio. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 32, n. 65, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15729. Acesso em: 25 maio 2022.
GALLO, Silvio. Filosofia no ensino médio: em busca de um mapa conceitual. Ethica, v. 13, n. 1, p. 17-35, 2002.
HECK, Ralph Leal. Ensino da lógica na filosofia: filosofia da lógica e pensar crítico. SapereAude, v. 8, n.15, p. 62-67, 2017. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/P.2177-6342.2017v8n15p62. Acesso em: 25 maio 2022.
LIMA, Marcelo; MACIEL, Samanta Lopes. A reforma do ensino médio do governo Temer: corrosão do direito à educação no contexto de crise do capital no Brasil. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 1-25, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100245&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 maio 2022.
MACEDO, Ester Pereira Neves de. Entre eixos: filosofia no ENEM a partir das orientações complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 39, e36255, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36255. Acesso em: 25 fev. 2024.
NASCIMENTO, Franc Lane Carvalho do; LIMA, Maria Nathália Bastos. O lugar legado à filosofia diante da Reforma do Ensino Médio e as orientações da BNCC. Filosofia e Educação, Campinas, v. 14, n. 3, p. 190-208, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8672860. Acesso em: 13 ago. 2024.
PEREIRA, Luís Carlos. A importância do ensino de filosofia na formação profissional universitária. Filosofia e Educação, Campinas, v. 10, n. 3, p. 796-799, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8653793.Acessoem: 25 maio 2022.
RIBEIRO, Jéssica. Anão-obrigatoriedade do ensino de Filosofia e a ideologia neoliberal: notas a cerca de um retrocesso político e educacional. Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação, Natal, v. 18, n. 2, p. 234-243, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/13544. Acesso em:11 jul. 2023.
ROCHA, Ronai Pires. Sobre o espaço da filosofia no currículo escolar. Revista Margens Interdisciplinar, Abaetetuba, v. 2, n. 3, p. 65-82, 2005. Disponível em: http://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/3000. Acesso em: 25 maio 2022.
RODRIGUES, Zita Ana Lago. O ensino da Filosofia no Brasil no contexto das políticas educacionais contemporâneas em suas determinações legais e paradigmáticas. Educar em Revista, n. 46, p. 69-82, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602012000400006. Acesso em: 11 mar. 2024.
SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Contribuições da etnopsicologia e da perspectiva afrocentrada para o campo do aconselhamento multicultural. Revista Pistis & Praxis: Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 16, n. 1, p. 157-169, 2024. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/pistispraxis/article/view/31279. Acesso em: 13 set. 2024.
SCORSOLINI-COMIN, Fabio; SANTOS, Manoel Antônio dos. Bakhtin e os processos de desenvolvimento humano: um diálogo de, no mínimo, duas vozes. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 745-756, 2010.
SILVA, Edna Lúcia. A construção do conhecimento científico: o processo, a atividade e a comunicação científica em um laboratório de pesquisa. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 109-125, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23426/18889.Acesso em: 25 maio 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.