Mobilizar, defender e justificar: a importância e os desafios da disciplina de Filosofia na educação contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065787058

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Pensamento crítico, Formação Ética, Educação Brasileira, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este estudo tem como objetivo realizar uma análise crítica acerca da importância e dos desafios enfrentados na disciplina de Filosofia na educação básica brasileira. Por meio de uma revisão bibliográfica, propõe-se uma reflexão sobre como a Filosofia pode ser necessária para uma educação integral na contemporaneidade, bem como identificar alguns dos obstáculos que, historicamente, têm comprometido sua efetivação na educação básica. Buscou-se não somente enfatizar a indiscutível relevância da Filosofia na educação integral dos estudantes, mas expor estratégias para superar os desafios impostos pelo modelo neoliberal em vigência em nosso país. A postura crítica e reflexiva defendida pela disciplina deve orientar perenemente o trabalho docente, a seleção de conteúdos e a integração desses saberes aos de outros componentes em vigência na política educacional contemporânea. Mobilizar, defender e justificar a importância da presença da disciplina de Filosofia na educação básica apresenta-se como um desafio que deve ser assumido coletivamente.

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Biografia do Autor

Paulo Cesar Bocalon, Universidade de São Paulo

Doutorando pela Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Adriano Alves da Silva, Colégio Logos - Orlândia - SP

Historiador e professor do Colégio LOGOS, Orlândia, SP, Brasil.

Wladimir Porreca, Universidade de Brasília

Professor Doutor Colaborador na Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Professor Doutor na Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

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Publicado

2024-09-15

Como Citar

Bocalon, P. C., Silva, A. A. da, Porreca, W., & Scorsolini-Comin, F. (2024). Mobilizar, defender e justificar: a importância e os desafios da disciplina de Filosofia na educação contemporânea. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e9/1–25. https://doi.org/10.5902/2448065787058