ENSINO DE FILOSOFIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO NA CONTEMPORANEIDADE

Fabio Ronaldo Meneghini dos Santos

Resumo


Desde o retorno da obrigatoriedadeda disciplina de Filosofia ao Ensino Médio, a partirda homologação da Lei Nº 11.684, de 2 de Junho de 2008desafios são enfrentados na docência da disciplina,dentre estes estão a desvalorização da Filosofia, o preconceito e a discriminação da mesma enquanto disciplina do currículo.Um dado importante é que ao ingressar em um curso de licenciatura em Filosofia o estudante não tem presente a realidade escolar e curricular que muitas vezes desafia o docente quanto ao sentido do ensino de filosofia. O que regularmente acontece é que somente após o início do período de estágio obrigatório que há a possibilidade de experimentações práticas de organizar o planejamento para a atividade de ensino,também é nesse momento que nos deparamos com situações nada fáceis tanto para o docente quanto para o estagiário.Tais situações referem-se principalmente a recorrente necessidade de justificar a importância da filosofia perante as outras áreas do conhecimento. Pensamos que apartir desse contexto no qual a docência em filosofia está inserida é preciso problematizar e apontar de que modo é possível a filosofia na escola, considerando de que modo a multiplicidade existencial do jovem estudante do ensino médio interfere na docência da filosofia.

Palavras-chave


Ensino de filosofia; Didática do ensino de Filosofia

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, D. D. P. Filosofia sem filósofos: análise de conceitos como método e conteúdo para o ensino médio. In: JÚNIOR, L. A. S; BIELA, J.(Org.). Filosofia no ensino médio: desafios e perspectivas. Natal, RN: EDUFRN, 2012. p. 67-86.

ASPIS, Renata Pereira Lima: GALLO, Silvio. Ensinar Filosofia – um livro para professores. São Paulo:Alta Mídia e Educação, 2009, p. 152.

ASPIS, Renata. O Ensino de Filosofia no Ensino Médio como experiência filosófica, 2004. 153 p. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2004.

BOAVIDA, João. Filosofia do ser e do ensinar: proposta para uma nova abordagem. Coimbra:Instituto Nacional de Investigação Científica, 1991.

BRASIL. Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008. Torna obrigatório o Ensino das disciplinas de Filosofia e Sociologia no ensino médio. Brasília – DF.

BRASIL. Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF.1961. Disponível em: http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.

action?id=75529.htm. Acesso em: 25 jan. 2010.

BRASIL. Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e Dá outras providências. Brasília, DF: 1971.

CERLETTI, Alejandro. Ensinar Filosofia: da pergunta filosófica a proposta metodológica. In: KOHAN, W. (org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

CHAUÍ, Marilena. Convite a Filosofia. Ed. Ática. São Paulo: 2008, p.17

COUTO, Edvaldo Souza; ROCHA, Telma Brito; Identidades contemporâneas: a experimentação “eus” no Orkut. IN: COUTO, Edvaldo Souza; ROCHA, Telma Brito; organizadores. A vida no Orkut: narrativas e aprendizagens nas redes sociais, Salvador: EDUFBA, 2010. p. 13 – 32

FAVARETTO, C. A filosofia e o seu ensino. In: CARVALHO, M.; CORNELLI, G. (Org.). Ensinar filosofia: volume 2. Cuiabá, MT: Central de Texto, 2013. p. 19-36.

FIALHO, Nadia Hage, Campos do saber: território e universidade. IN: HERADIA, Edmundo A.; FIALHO, Nadia Hage (organizadores) América Latina: Educação, Espaços Culturais e Territorialidade, Salvador: Editora UNEB, 2003.

FREIRE, Paulo; Pedagogia da Autonomia: Saberes necessário à prática educativa, São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GALLO, Silvio; KOHAN, Walter O. (Orgs.). Filosofia no ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2000.

HIRST, P. O que é ensinar? In: Journal of Curriculum Studies. v.3, nº1, 1971, p.5-18.

KOHAN, Walter Omar. (Org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

MATTAR, João. Interatividade e aprendizagem IN: LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos (organizadores) Educação a distância o estudo da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil 2009. p 112- 120.

PASMORE, John. O Conceito de Ensino. Caderno de História e Filosofia da Educação. Lisboa, vol.6, outubro 2001.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas. São Paulo: Autores Associados, 2009.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia: guia do professor: Coleção magistério. Série formação geral. São Paulo: Cortez, 2009.

SOARES, Washington Luiz de Oliveira. Um estudo sobre os desafios de ensinar filosofia nas escolas com ensino médio na cidade de Barbacena/MG. São João Del Rei. 2012, 85 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Departamento de Educação - Universidade Federal de São João Del Rei, 2012.




DOI: https://doi.org/10.5902/2448065735802

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

_____________________________________________________________