O pensar como resposta à crise na educação: contribuição arendtiana para o ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065733125

Palavras-chave:

Crise na Educação, Educação, Ensino, Pensar

Resumo

A partir de alguns conceitos do repertório arendtiano, propomos neste texto uma delimitação do universo no qual a crise moderna se encontra, refletindo uma crise na educação. Diante da essência do que seja a  educação para Hannah Arendt e da constatação da crise, a sugestão é que a atividade do pensar, uma das três elencadas por Arendt em A vida do espírito, possa colaborar para minimizar um dos efeitos da crise, isto é, a falta de um sentido comum às experiências que vivemos e transmitimos pelo ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regis Lopes Silva, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás

Mestrando na Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás

Referências

AGUIAR, Odílio A. Filosofia e política no pensamento de Hannah Arendt. Fortaleza: UFC Edições, 2001.

ALMEIDA, Vanessa S. A distinção entre conhecer e pensar em Hannah Arendt e sua relevância para a educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.36, n.3, p. 853-865, set./dez 2010.

ALMEIDA, R. M.; SCHÜLTZ, R. As intricadas relações entre educação e política em Hannah Arendt, in FÁVERO, A.A; CASAGRANDA, E.A. (org.) Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

ALMEIDA, Vanessa S. Educação em Hannah Arendt: entre o mundo deserto e o amor ao mundo. São Paulo: Cortez, 2011.

ARENDT, Hannah. Crise na educação. In: Entre o passado e o futuro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.

ARENDT, Hannah. A condição humana. 12. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

ARENDT, Hannah. A dignidade da política. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.

ARENDT, Hannah. A vida do espírito. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

ARENDT, Hannah. Introdução na política. In: A promessa da política. Rio de janeiro: Difel, 2008.

ARENDT, Hannah. Que é autoridade. In: Entre o passado e o futuro. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.

ASSY, Bethania. Ética, responsabilidade e juízo em Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva, 2015.

CARVALHO, José S. Educação, uma herança sem testamento. São Paulo: Perspectiva, 2017.

CARVALHO, José S. Reflexões sobre educação, formação e esfera pública. Porto Alegre: Penso, 2013.

DUARTE, André. Hannah Arendt: pensar a crise da educação no mundo contemporâneo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 823-837, set./dez. 2010.

LEFORT, Claude. Desafios da escrita política. São Paulo: Discurso Editorial, 1999.

PASSOS, Fábio A. O conceito de mundo em Hannah Arendt: para uma nova filosofia política. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014.

VALÉE, Catherine. Hannah Arendt: Sócrates e a questão do totalitarismo. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

Downloads

Publicado

2018-08-17

Como Citar

Silva, R. L. (2018). O pensar como resposta à crise na educação: contribuição arendtiana para o ensino. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 4(1), 83–95. https://doi.org/10.5902/2448065733125

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.