Novo ensino médio: uma busca pelos alicerces em tempos de reestruturação curricular
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065767473Palavras-chave:
novo ensino médio, currículo, conservação.Resumo
Este trabalho pretende responder a seguinte questão: sob quais alicerces devem se desenvolver a educação em tempos de reestruturação curricular? Conforme este problema central, objetivamos: apresentar as principais mudanças constantes nos documentos que legislam sobre a reformulação da educação em nosso país e apresentar uma defesa da importância das fronteiras disciplinares. Como referencial teórico para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado Hannah Arendt, em: A crise na educação; Terry Shinn, em: Regimes de produção e difusão de ciência: rumo a uma organização transversal do conhecimento, Ronai Rocha: Quando ninguém educa: questionando Paulo Freire e Ensino de Filosofia e Currículo. Como base teórica sobre estudo de teoria curricular, utilizamos André Chervel: História das disciplinas escolares e Michael Young: Conhecimento e Currículo. Defendemos que a escola, para que cumpra seu papel de educar, não deve abrir mão de ensinar. E, como o que ensina e quem ensina, deve ensinar algo, os alicerces sob os quais devem se construir o ato educativo, denominam-se componentes curriculares ou disciplinas.
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