Novo ensino médio: uma busca pelos alicerces em tempos de reestruturação curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065767473

Palavras-chave:

novo ensino médio, currículo, conservação.

Resumo

Este trabalho pretende responder a seguinte questão: sob quais alicerces devem se desenvolver a educação em tempos de reestruturação curricular? Conforme este problema central, objetivamos: apresentar as principais mudanças constantes nos documentos que legislam sobre a reformulação da educação em nosso país e apresentar uma defesa da importância das fronteiras disciplinares. Como referencial teórico para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado Hannah Arendt, em: A crise na educação; Terry Shinn, em: Regimes de produção e difusão de ciência: rumo a uma organização transversal do conhecimento, Ronai Rocha: Quando ninguém educa: questionando Paulo Freire e Ensino de Filosofia e Currículo. Como base teórica sobre estudo de teoria curricular, utilizamos André Chervel: História das disciplinas escolares e Michael Young: Conhecimento e Currículo. Defendemos que a escola, para que cumpra seu papel de educar, não deve abrir mão de ensinar. E, como o que ensina e quem ensina, deve ensinar algo, os alicerces sob os quais devem se construir o ato educativo, denominam-se componentes curriculares ou disciplinas.

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Biografia do Autor

Ellen Maianne Santos Melo, Instituto Federal de Alagoas, Maceió, AL

Professora doutoranda do Instituto Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Walter Matias Lima, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL

Professor doutor da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Melo, E. M. S. ., & Lima, W. M. (2021). Novo ensino médio: uma busca pelos alicerces em tempos de reestruturação curricular. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e15/1–20. https://doi.org/10.5902/2448065767473

Edição

Seção

Dossiê Ensino de Filosofia, BNCC e Reforma do Ensino Médio