Pedagogia da “presença”: uma aproximação da “analítica existencial” de Martin Heidegger e suas consequências nos processos educativos

Autores

  • José Lucas Omena Gusmão Instituto Federal de Alagoas, Santana de Ipanema, Alagoas
  • Walter Matias Lima Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065730190

Palavras-chave:

Ser-aí, Outro, Morte

Resumo

Usamos o termo pedagogia da “presença” para aproximarmos sutilmente o pensamento de Heidegger da questão pedagógica e educativa. O objetivo desse trabalho é elucidar uma possível reflexão sobre alguns dos principais conceitos da filosofia de Heidegger, especificamente, “ser-aí”, “mundo”, “morte”, “cuidado”, “angustia” e “presença”, em consonância com os processos educativos. Acreditamos que a proposta do autor nos centraliza em um viés crítico ao convencionalismo científico perante os processos educativos tradicionais. Em suma, defendemos a ideia que essa análise nos coloca em problemas que consideram o humanismo e axiológica com ponto chave para um “outro pensar” da educação, tendo sua incidência mais considerável, na alteridade.

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Biografia do Autor

José Lucas Omena Gusmão, Instituto Federal de Alagoas, Santana de Ipanema, Alagoas

Professor no Instituto Federal de Alagoas, Santana de Ipanema, Alagoas

Walter Matias Lima, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas

Professor na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas

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Publicado

2018-02-28

Como Citar

Gusmão, J. L. O., & Lima, W. M. (2018). Pedagogia da “presença”: uma aproximação da “analítica existencial” de Martin Heidegger e suas consequências nos processos educativos. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 3(2). https://doi.org/10.5902/2448065730190

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua