Pedagogia da “presença”: uma aproximação da “analítica existencial” de Martin Heidegger e suas consequências nos processos educativos

Autori

  • José Lucas Omena Gusmão Instituto Federal de Alagoas, Santana de Ipanema, Alagoas
  • Walter Matias Lima Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065730190

Parole chiave:

Ser-aí, Outro, Morte

Abstract

Usamos o termo pedagogia da “presença” para aproximarmos sutilmente o pensamento de Heidegger da questão pedagógica e educativa. O objetivo desse trabalho é elucidar uma possível reflexão sobre alguns dos principais conceitos da filosofia de Heidegger, especificamente, “ser-aí”, “mundo”, “morte”, “cuidado”, “angustia” e “presença”, em consonância com os processos educativos. Acreditamos que a proposta do autor nos centraliza em um viés crítico ao convencionalismo científico perante os processos educativos tradicionais. Em suma, defendemos a ideia que essa análise nos coloca em problemas que consideram o humanismo e axiológica com ponto chave para um “outro pensar” da educação, tendo sua incidência mais considerável, na alteridade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

José Lucas Omena Gusmão, Instituto Federal de Alagoas, Santana de Ipanema, Alagoas

Professor no Instituto Federal de Alagoas, Santana de Ipanema, Alagoas

Walter Matias Lima, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas

Professor na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas

Riferimenti bibliografici

BICCA, Luiz. Ipseidade, angústia e autenticidade. Síntese Nova Fase. Belo Horizonte, v. 24, n. 76, 1997, p. 11-36.

DUBOIS, Christian. Heidegger: Introdução a uma leitura. Trad. Bernardo Barros Coelho. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

EMILIO, Sergio. Diversidad e alteridade: la (des) construcción del outro em el espacio escolar. Parte de esta ponencia fue presentada en el Seminario “Calidad y Equidad de la Educación”, organizado por la Asociación Chilena de Currículo Educacional (ACHCED) y Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Viña del Mar

(21-07-2006)

HEIDEGGER, M. Qu'est-ce que la Philosophie. In: Conferências e escritos filosóficos. Trad. Ernildo Stein. São Paulo: Abril Cultural, 1991.

_________. Introdução à filosofia. Trad. Casa Nova. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

_________. Ser e tempo (Volume único). Trad. Márcia de Sá Cavalcanti. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

_________. Being and time. Trad. Joan Stambaugh. New York: Albany, 1996.

_________. Kant und das problem der metaphysik. Frankfurt: Vittorio Klostermann, 1973.

SAFRANSKI, Rudiger. Heidegger; um mestre da Alemanha entre o bem e o mal. Trad. de Lya Luft. São Paulo: Geração Editorial, 2000.

SANTOS, E. S. As angústias impensáveis em relação à angústia de castração. Dissertação de Mestrado. UNICAMP, Campinas, 2001.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-02-28

Come citare

Gusmão, J. L. O., & Lima, W. M. (2018). Pedagogia da “presença”: uma aproximação da “analítica existencial” de Martin Heidegger e suas consequências nos processos educativos. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 3(2). https://doi.org/10.5902/2448065730190

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua