Apresentação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148573520

Keywords:

Prática de Análise Linguística

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francieli Matzembacher Pinton, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Departamento de Letras Vernáculas.

Programa de Pós-Graduação em Letras

Rodrigo Acosta Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Graduado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela UFSM (CNPq). Mestre em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, pela UFSC (CAPES). Doutor em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada, na UFSC (CNPq). Pós-doutor em Linguística Aplicada na PUCSP. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna na esfera escolar, formação de professores, análise de gêneros do discurso, análise dialógica do(s) discurso(s), escritos do Círculo de Bakhtin. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, campus central de Florianópolis-SC. Atua na graduação e nos Programas de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Atuou no PIBID - Língua Portuguesa da UFSC.

References

ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HUBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2021. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/pratica-de-analise-linguistica-nas-aulas-de-lingua-portuguesa/#respond

ACOSTA PEREIRA, R. A prática de análise linguística/semiótica de base dialógica: reflexões para leitores iniciantes. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2022. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/a-pratica-de-analise-linguistica-semiotica-de-base-dialogica-reflexoes-para-leitores-iniciantes/

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada. V. 9, p. 5-45, 1987. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/tla/article/view/3748 .

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: leitura e produção. 1. ed. Cascavel: Assoeste, 1984.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Brasília: MEC; SEB, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC; SEB, 2018.

Published

2023-02-02

How to Cite

Pinton, F. M., & Pereira, R. A. . (2023). Apresentação. Letras, 1(64), 01–05. https://doi.org/10.5902/2176148573520

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.