Engajamento e redução do espaço dialógico no gênero notícia de popularização científica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148520213Palavras-chave:
Popularização da ciência, Análise Crítica de Gênero, Linguística Sistêmico-Funcional, Subsistema de engajamento, Dialogismo e efeito de monologismoResumo
A popularização da ciência (PC) envolve um processo complexo de recontextualização, no qual o discurso científico, produzido por especialistas, é recontextualizado por jornalistas para uma audiência não especializada, em gêneros discursivos da mídia de massa. Pesquisas recentes têm apontado um efeito de monologismoem notícias de PC em português (MOTTA-ROTH; LOVATO, 2011 conforme MOIRAND, 2003) e inglês (MOTTA-ROTH; MARCUZZO, 2010), nas quais há um predomínio da voz da ciência e um apagamento de outras vozes possíveis como o governo ou o público, já identificados na mídia de PC francesa (BEACCO et al., 2002; MOIRAND, 2003). Com base em estudos prévios, o objetivo do presente artigo é apresentar uma análise engajamento discursivo e do jogo entre expansão e contração dialógica em 45 notícias de PC em inglês. Para tanto, consideramos os Sistemas de Transitividade e de Modalidade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e o Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) da Linguística SistêmicoFuncional para a análise. Nossos resultados indicam que, apesar da maior recorrência de expoentes linguísticos que sugerem expansão dialógica por meio de reconhecimento, não há indicação clara de debate entre pontos de vista diferentes em nosso corpus, a não ser aqueles associados a especialistas/pesquisadores. Nesse sentido, o jornalista/autor da notícia contrai o espaço dialógico do discurso ao enfatizar a voz da ciência e, ao mesmo tempo, restringir a participação de outros setores da sociedade no debate em potencial sobre a pesquisa popularizada (MARCUZZO, 2011), reforçando, assim, a hegemonia da voz da ciência na mídia de massa.Downloads
Referências
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