Engajamento e redução do espaço dialógico no gênero notícia de popularização científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148520213

Palavras-chave:

Popularização da ciência, Análise Crítica de Gênero, Linguística Sistêmico-Funcional, Subsistema de engajamento, Dialogismo e efeito de monologismo

Resumo

A popularização da ciência (PC) envolve um processo complexo de recontextualização,  no  qual  o  discurso  científico,  produzido  por  especialistas,  é recontextualizado por jornalistas para uma audiência não especializada, em gêneros discursivos da mídia de massa. Pesquisas recentes têm apontado um efeito de monologismoem notícias de PC em português (MOTTA-ROTH; LOVATO, 2011 conforme MOIRAND, 2003) e inglês (MOTTA-ROTH; MARCUZZO, 2010), nas quais há um predomínio da voz da ciência e um apagamento de outras vozes possíveis como o governo ou o público, já identificados na mídia de PC francesa (BEACCO et al., 2002; MOIRAND, 2003). Com base em estudos prévios, o objetivo do presente artigo é apresentar uma análise engajamento discursivo e do jogo entre expansão e contração dialógica em 45 notícias de PC em inglês. Para tanto, consideramos os Sistemas de Transitividade e de Modalidade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e o Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) da Linguística SistêmicoFuncional para a análise. Nossos resultados indicam que, apesar da maior recorrência de expoentes linguísticos que sugerem expansão dialógica por meio de reconhecimento, não há indicação clara de debate entre pontos de vista diferentes em nosso corpus, a não ser aqueles associados a especialistas/pesquisadores. Nesse sentido, o jornalista/autor da notícia contrai o espaço dialógico do discurso ao enfatizar a voz da ciência e, ao mesmo tempo, restringir a participação de outros setores da sociedade no debate em potencial sobre a pesquisa popularizada (MARCUZZO, 2011), reforçando, assim, a hegemonia da voz da ciência na mídia de massa.

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Biografia do Autor

Anelise Scotti Scherer, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Anelise Scotti Scherer é Doutoranda em Estudos Linguísticos, integrante da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Letras-Estudos Linguísticos pela UFSM (2013).

Désirée Motta-Roth, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Désirée Motta-Roth é Professora Titular de inglês e Linguística Aplicada da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, onde coordena o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação. Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e Pós-Doutora pela PUCSP (2009). Pesquisador PQ1/CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq “Linguagem como Prática Social”.

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Publicado

2015-10-27

Como Citar

Scherer, A. S., & Motta-Roth, D. (2015). Engajamento e redução do espaço dialógico no gênero notícia de popularização científica. Letras, (50), 261–302. https://doi.org/10.5902/2176148520213