A expansão das consciências socioideólogica e linguística em prática de análise linguística de perspectiva dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148569762

Palavras-chave:

Consciência socioideológica, Prática de análise linguística de perspectiva dialógica, Atividade epilinguística

Resumo

Neste artigo, defende-se que as consciências socioideológica e linguística dos sujeitos em situação de ensino e aprendizagem da língua são expandidas a partir de prática de análise linguística de perspectiva dialógica, com o trabalho de atividades epilinguísticas valorativas. Ancora-se na perspectiva sociológica e dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin para discutir conceitos sustentadores e balizadores da discussão, como consciência socioideológica, signo ideológico, discurso interior, tema, entonação e outros, em enunciado produzido por deputado brasileiro em 2022. As discussões demonstram como as atividades epilinguísticas, em diferentes categorias, enfocam o plano axiológico-ideológico da língua/discurso e medeiam a interação autor-interlocutor-tema no enunciado, a inter-relacionar e promover a expansão das consciências socioideológica e linguístico-enunciativo-discursiva.

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Biografia do Autor

Adriana Delmira Mendes Polato, Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, Paraná

Professora do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Sociedade e Desenvolvimento (UNESPAR). Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Vice- líder do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita” - CNPQ/UEM e líder do Grupo de Pesquisa “PRADIS - Práticas Discursivas na Escola” - CNPQ/UNESPAR.

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM). Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista, com Pós- Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Líder do Grupo dePesquisa “Interação e escrita” (UEM/CNPq).

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

Polato, A. D. M., & Menegassi, R. J. (2023). A expansão das consciências socioideólogica e linguística em prática de análise linguística de perspectiva dialógica. Letras, 1(64), 59–79. https://doi.org/10.5902/2176148569762